Atlas: Matrix. Diário de uma prática colaborativa
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2019.152838Palavras-chave:
Colaboração, Arte, Antropologia, Lisboa, ColonialismoResumo
Este é um artigo experimental que oferece uma descrição possível da instalação site-specific ATLAS: MATRIX, apresentada no Jardim Tropical de Belém, em Lisboa, Portugal. O texto é a narrativa de uma colaboração frutífera, em que o ato de colaborar – intencional, mas não totalmente planeado – culminou numa instalação/dispositivo comunicativo aberta à colaboração dos presentes, permitindo atuar com e através dos elementos. A instalação motivou, ao mesmo tempo, uma reflexão sobre a própria tentativa
de colaboração que se foi estabelecendo. O artigo compõe-se de uma história introdutória, na forma de diário, que oferece depois um guia de instruções “faça você mesmo” (DIY), uma fórmula replicável para co-laborar – do latim cum (“com’, “juntos”) + laborare (trabalhar) em cenários transdisciplinares.
Downloads
Referências
Bishop, Claire. 2004. Antagonism and relational aesthetics. CUNY Academic Works, n. 110: 51-79, http://www.teamgal.com/production/1701/SS04October.pdf
Bishop, Claire. 2012. Artificial hells: participatory art and the politics of spectatorship. London & New York: Verso.
Coessens, Kathleen, Darla Crispin e Anne Douglas. 2009. The artistic turn: a manifesto. Leuven University Press.
De Luca, Francesca. 2018. “God was the first anaesthetist”: obstetrics and pain in Lisbon at the turn of the 20th century. Etnográfica, vol. 22, no. 3: 619-642.
Didi-Huberman, Georges. 2013. Atlas ou A gaia ciência inquieta. Lisboa: KKYM.
Elias, Helena. 2007. Arte pública e instituições do Estado Novo: arte pública das administrações central e local do Estado Novo em Lisboa: sistemas de encomenda da CML e do MOPC/MOP (1938-1960). Tese de doutorado, Universitat de Barcelona, Barcelona.
Elias, Helena. 2016. Livro dos sintomas II, sculpture installation at the Botanical Museum of Universidade de Coimbra. In VI Congresso da Associação Portuguesa de Antropologia, Coimbra, 1 a 3 jun. 2016.
Hunt, Nancy Rose. 2016. Preface. In Traces of the future: an archaeology of medical science in Africa, eds., Paul Wenzel Geissler et al, 9-13. Tousignant: Chicago Press.
Ingold, Tim. 2010. The textility of making. Cambridge Journal of Economics, no. 34: 91-102.
Matos, Patricia Ferraz de. 2006. As “côres” do império: representações raciais no Império Colonial Português. Lisboa: Imprensa de Ciências Sociais.
Ravetz, Amanda. 2005. News from home: reflection on fine art and anthropology. In Visualizing anthropology, eds., Anna Grimshaw e Amanda Ravetz: 69-79. Bristol & Portland: New Media Intellect.
Rich, Miriam. 2016. The curse of civilised woman: race, gender and the pain of childbirth in nineteenth-century American medicine. Gender & History, vol. 28, no. 1: 57-76.
Schneider, Arnd. 2015. Towards new hermeneutics of art and anthropology collaborations. Ethnoscripts, vol. 17, no. 1: 23-30.
Vargaftig, Nadia. 2016. Des empires en carton: les expositions coloniales au Portugal et en Italie (1918-1940). Madrid: Casa de Velázquez.
X. Andrade, Ana María Forero e Fiamma Montezemolo. 2017. Los trabajos de campo, lo experimental y el quehacer etnográfico. Íconos, vol. 21, no. 3: 11-22.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação para a Ciência e a Tecnologia
Números do Financiamento SFRH/BD/93020/2013