Deixa na régua: estética e sociabilidade em barbearias do Rio de Janeiro
Resenha
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.163106Palavras-chave:
Antropologia visual, Periferia, EstéticaResumo
DOMINGOS, Emilio. Deixa na régua. 2016, Rio de Janeiro, Brasil, 73 min.
Deixa na régua (2016) é uma espécie de desdobramento do trabalho anterior de Emílio Domingos, A Batalha do Passinho (2012). No filme, mais uma vez, o diretor privilegia as estéticas criadas em espaços físicos e simbólicos de lugares afastados e muitas vezes pouco valorizados das grandes cidades. Faz isso ao desvendar as relações (não apenas comerciais) que são construídas entre barbeiros e seus clientes nos subúrbios e periferias do Rio de Janeiro.
Downloads
Referências
Becker, Howard. 1996. A escola de Chicago. Mana, vol. 2, no. 2: 177-188. https://doi.org/10.1590/S0104-93131996000200008.
Magnani, José Guilherme Cantor. 2012. Da periferia ao centro: trajetórias de pesquisa em antropologia urbana. São Paulo: Terceiro Nome.
Simmel, Georg. 2005. As grandes cidades e a vida do espírito (1903). Mana, vol. 11, no. 2: 577-591. http://dx.doi.org/10.1590/S0104-93132005000200010.
REFERÊNCIAS AUDIOVISUAIS
Domingos, Emílio. 2012. A Batalha do Passinho. Rio de Janeiro, Brasil, Osmose Filmes, cor, 73’, documentário.
Domingos, Emílio. 2016. Deixa na régua. Rio de Janeiro, Brasil, Osmose Filmes, cor, 73’, documentário.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.