Evgen Bavcar: autorretratos e as imagens-mancha

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.163196

Palavras-chave:

Evgen Bavcar, Imagem, Autorretrato, Cegueira, Fotografia

Resumo

Este artigo apresenta a leitura de quatro autorretratos feitos pelo fotógrafo e filósofo cego Evgen Bavcar, os quais se encontram reunidos em seu livro Memória do Brasil, na tentativa de compreender como o fotógrafo constrói uma figura ou persona do “fotógrafo cego”. Ao analisar o primeiro desses autorretratos, levanto a hipótese de que Bavcar apresenta um caráter de manifesto em seu livro e proponho pensar nessas fotografias enquanto imagens-mancha, as quais, ao dirigirmos nosso olhar esperando encontrar nelas imagens feitas por um cego, são capazes de devolver uma imagem de nossa própria cegueira comum, já que, situadas no liminar da visibilidade, questionam e colocam em disputa nosso imaginário acerca da cegueira.

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Biografia do Autor

  • Rodrigo Frare Baroni, Universidade Federal de São Paulo

    RODRIGO FRARE BARONI é bacharel e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). É integrante do Grupo de Pesquisas Visuais e Urbanas da Unifesp (Visurb). E-mail: rodrigof.baroni@gmail.com

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Publicado

2020-08-24

Edição

Seção

Artigos

Dados de financiamento

Como Citar

Baroni, Rodrigo Frare. 2020. “Evgen Bavcar: Autorretratos E As Imagens-Mancha”. GIS - Gesto, Imagem E Som - Revista De Antropologia 5 (1). https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2020.163196.