Mitohermenêutica de filmes hollywoodianos de acordo com o imaginário de Gilbert Durand
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.175852Palavras-chave:
Cinema, Antropologia do imaginário, Mitohermenêutica, Regimes do imaginário, Gilbert DurandResumo
Este texto tem por objetivo apresentar uma interpretação antropológica do imaginário do cinema, especificamente em filmes em sua maior parte produzidos em Hollywood. Para tal, faremos a aplicação de uma mitohermenêutica desenvolvida pelo antropólogo Gilbert Durand, que configura três estruturas imaginárias arquetípicas que servem como uma espécie de guia. O itinerário deve seguir os regimes imaginários pensados por Durand, quais sejam o regime diurno de estrutura heroica, o regime noturno de estrutura mística e o regime noturno de estrutura sintética ou dramática.
Downloads
Referências
Carvalho, Rogério Gonçalves de. 2017. A educação teológica nas veredas do labirinto literário: Mythodologia dos contos de Jorge Luis Borges. 267 f. Tese de Doutorado em Educação, Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil.
Cassirer, Ernst. 2013. Linguagem e mito. São Paulo: Perspectiva.
Deleuze, Gilles. 1994. A filosofia crítica de Kant. Lisboa: Edições 70.
Durand, Gilbert. 2002. As estruturas antropológicas do imaginário: Introdução à arquetipologia geral. 2 ed. São Paulo: Martins Fontes.
Durand, Gilbert. 2013. De la mitocrítica al mitoanálisis: Figuras míticas y aspectos de la obra. Barcelona: Anthropos; México: Universidad Nacional Autónoma de México.
Turchi, Maria Zaira. 2003. Literatura e antropologia do imaginário. Brasília: UnB.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Rogério Gonçalves de Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.