Musicando localidades, localizando musicares
Resenha | Dossiê Musicar Local
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2021.178244Palavras-chave:
Resenha, Musicar local, Suzel A. RileyResumo
Nesta coletânea de fôlego, as editoras Suzel A. Reily e Katherine Brucher apresentam um vasto panorama composto por dezenas de artigos oriundos de diversas partes do globo, que trazem em comum o esforço de discutir as várias possibilidades de conexão entre as noções de musicar e localidade. Ao longo destes vários artigos, apreendemos o papel da música para além das leituras mais restritas que tendem a focar apenas na obra, no produto. A articulação entre a produção da localidade e o musicar como um complexo emaranhado de construção de significados e de encontros sociais é apresentada nos mais diversos contextos nesta coletânea.
Downloads
Referências
Appadurai, Arjun. 1996. The production of locality. In: Modernity at large: Cultural dimensions of globalization, 178-99. Minneapolis: University of Minnesota Press.
Finnegan, Ruth. 1989. The hidden musicians: music-making in an English town. Cambridge: Cambridge University Press.
Small, Christopher. 1998. Musicking – The meaning of performing and listening. Middletown: Wesleyan University Press.
Tsing, Anna Lowenhaupt. 2005. Friction: An etnography of global connection. Princeton: Princeton University Press.
Turino, Thomas. 2008. Music as social life: the politics of participation. Chicago: University of Chicago Press.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Gibran Teixeira Braga
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo
Números do Financiamento 18/10332-4