Imagens da religião em um carnaval da Mangueira
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2525-3123.gis.2022.185745Palavras-chave:
Mangueira, Religião e performance, Religião e carnaval, Escolas de samba, Materialidades religiosasResumo
Foto-ensaio dos bastidores do desfile da escola de samba Mangueira em 2020, com o enredo “A verdade vos fará livre!”. A escola propunha uma leitura atualizada e carnavalizada da vida de Cristo, atribuindo-lhe as faces de grupos subalternizados do Brasil atual. Mais do que uma documentação, as imagens do ensaio buscam ser uma reinterpretação da visualidade proposta para o desfile, oferecendo uma leitura antropológica de um caso exemplar de carnavalização do religioso, ao mesmo tempo que apontam para as dimensões da “montagem” da performance festiva e da crítica social que ela engloba.
Downloads
Referências
Bártolo, Lucas. 2018. O enredo de Cosme e Damião no carnaval carioca. Dissertação de Mestrado, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro.
Cavalcanti, Maria Laura V. C. 2006. Carnaval carioca: dos bastidores ao desfile. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
Dawsey, John. 2013. Tonantzin: Victor Turner, Walter Benjamin e Antropologia da Experiência. Sociologia & Antropologia, v. 3, n. 6: 379-410.
Iphan. 2017. Arte e patrimônio no carnaval da Mangueira. Brasília: Iphan.
Le Breton, David. 2019. Rostos: ensaio de antropologia. Petrópolis: Vozes.
Menezes, Renata de Castro. 2020. Caos, crise e a etnografia das escolas de samba do Rio de Janeiro. Hawò, v. 1:1–38.
Menezes, Renata de Castro; Bártolo, Lucas. 2019. Quando devoção e carnaval se encontram. PROA: Revista de Antropologia e Arte, v. 9, n. 1: 96-121.
Menezes, Renata de Castro; Santos, Lívia Reis. 2017. Gestão Crivella e a experiência-modelo do projeto da IURD. IHU On-Line, 19 jul. 2017. https://goo.gl/eNRUzv acessado em 10/05/2021.
Nhaoum-Grappe, Véronique. 1994. Le transport: une émotion suranée. Terrain, n. 22: 69-78.
Pereira, Edilson. 2020. “Fotografia e ritual: ensaio sobre os homens e as imagens da Paixão”. Cadernos de Arte e Antropologia, v. 9: 85-95.
Pereira, Edilson. 2019. As imagens encarnadas entre mortos e vivos: Notas etnográficas sobre ritual e retrato. Sociologia & Antropologia, v. 9: 638-663.
Pereira, Edilson. 2015. As mulheres por trás da face de Cristo: apropriações, performances e ambivalências da Verônica. Religião & Sociedade, v. 35, p. 193-215.
Santos, Myrian Sepúlveda dos. 1999. O Batuque Negro das Escolas de Samba. Estudos Afro-Asiáticos. v. 35: 43-66.
Schechner, Richard. 1985. Between Theatre and Anthropology. Philadelphia: The University of Pennsylvania Press.
Simas, Luiz Antonio; Fabato, Fábio. 2015. Pra tudo começar na quinta-feira: o enredo dos enredos. Rio de Janeiro: Mórula.
Turner, Victor. 2015. Do ritual ao teatro: a seriedade humana de brincar. Rio de Janeiro: Editora UFRJ.
Vieira, Leandro. 2020. “A verdade vos fará livre!” G.R.E.S. Estação Primeira de Mangueira. Livro Abre-Alas ed Liesa. Rio de Janeiro: LIESA.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Renata de Castro Menezes, Edilson Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution BY-NC-ND que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
Dados de financiamento
-
Fundação Carlos Chagas Filho de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro
Números do Financiamento E-26/202.769/2018 -
Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico
Números do Financiamento 312908/2017-2