Alienação e Controle: A visão Unidimensional da Região
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-7547.hd.2008.106143Resumo
O objetivo deste artigo é investigar o fenômeno da unidimensionalidade na religião. Em face disso, buscar-se-á uma linha de raciocínio que se desdobrará em dois planos. O primeiro especifi cará as estruturas de dominação vigentes no sistema capitalista. Para que isso aconteça, será preciso demonstrar como elas não são fundamentadas pelo domínio do homem sobre outro homem, mas sim pela sociedade moldada sob a égide do capital. O segundo delimitará a forma pela qual a religião participa dessas estruturas de dominação. Assim, será possível entender o fenômeno da unidimensionalidade na religião.
Downloads
Referências
KURZ, Robert. Dominação sem sujeito: sobre a superação de uma crítica social redutora. In: PAIVA, Jorge (org.). Seminário internacional: teoria crítica radical, a superação do capitalismo e a emancipação humana. Fortaleza: Instituto Filosofi a da Praxis, 2000. p. 151-229.
MARCUSE, Herbert. A ideologia da sociedade industrial. Tradução de Giasone Rebuá. Rio de Janeiro: Zahar, 1967.
______. Sobre o caráter afi rmativo da cultura. Tradução de Wolfgang Leo Maar. In: Cultura e sociedade. v. 1. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997. p. 89-136.
MARX, Karl. Introdução à crítica da fi losofi a do direito de Hegel. In: ______. A questão judaica. 4. ed. São Paulo: Centauro, 2002. p. 83-102.
______. Manuscritos econômico-fi losófi cos. Tradução de Jesus Ranieri. São Paulo: Boitempo, 2004.
MÉSZÁROS, István. A teoria da alienação em Marx. Tradução de Isa Tavares. São Paulo: Boitempo, 2006.
POSTONE, Moishe. Repensando a crítica de Marx ao capitalismo. In: PAIVA, Jorge (org.). Seminário internacional: teoria crítica radical, a superação do capitalismo e a emancipação humana. Fortaleza: Instituto Filosofi a da Praxis, 2000. p. 85-150.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2015 Humanidades em diálogo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.