Capacitação de professores para a promoção e educação em saúde na escola: relato de uma experiência
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.19762Palavras-chave:
Educação em Saúde, Promoção da Saúde, Escola Promotora da Saúde, Educação ContinuadaResumo
Este trabalho, desenvolvido por trinta meses em Vargem Grande Paulista-SP, objetivou capacitar professores do Ensino Infantil e Fundamental para desenvolverem o processo de Educação em Saúde, junto a seus alunos. Utilizou-se um questionário com perguntas abertas e fechadas e a técnica de grupo focal, sendo os resultados analisados quali-quantitativamente. Iniciou-se com um diagnóstico situacional, originando os seguintes "temas geradores": Escola Promotora da Saúde, Observação do Escolar, Prevenção de Acidentes, entre outros. Esses possibilitaram a discussão de saúde de forma integral e o estabelecimento da relação desta com o meio ambiente. A segunda etapa se constituiu na avaliação do processo. Como resultados, a capacitação realizada, calcada na idéia de saúde como sinônimo de qualidade de vida, proporcionou aos professores a possibilidade de revisar seus conceitos sobre saúde e educação em saúde, seu papel como agente promotor da saúde e da prevenção de doenças. Verificou-se também que se tornaram capacitados para desenvolver os temas trabalhados de forma transversal.Referências
Iervolino SA. Escola Promotora da Saúde: um projeto de qualidade de Vida. [Dissertação]. São Paulo (SP): Faculdade de Saúde Pública/USP;2000. p.33-7.
Ministério da Saúde (BR). Promoção da Saúde: Carta de Ottawa. Brasília (DF): Ministério da Saúde; 1996. p.19.
Gadotti M. Convite á Leitura de Paulo Freire. 2ªed. São Paulo (SP): Scipione; 1991. p.136.
OPAS. Oficina Sanitária Panamericana. Escuelas promotoras de salud: modelo y guía para la acción. Washington (DC); 1996. p.1-19.
Martins Junior. T. Apoderamento. SANARE: Rev Políticas Públicas 2003;IV(1):27-9.
Pelicioni MCF. Educação em Saúde e educação Ambiental: estratégias de construção da escola promotora da saúde. [Livre-Docência]. São Paulo(SP): Faculdade de Saúde Pública/USP; 2000. p.253.
World Health Organization. WHOLIS. Health promotion and healthy lifestyles. Geneva;January 2004. 2 p. Avaiable from: http://bases.bireme.br/cgi-bin/wxislind.exe/iah/online
Freire P(a). Educação e mudança. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1983.
Iervolino SA, Pelicioni MCF. A utilização do grupo focal como metodologia na promoção da saúde. Rev Escola de Enfermagem da USP. 2004; 2(35): 115-21.
Cianciarullo TI. Instrumentos básicos para o cuidar: um desafio para a qualidade de assistência. São Paulo (SP): Atheneu; 1996.
Marcondes RS, coordenadora. Saúde na escola:1o grau: livro do professor. São Paulo(RJ):IBRASA; 1979.
Farhat C. Fundamentos e Práticas das imunizações em clínica médica e pediatria. 3a ed. Rio de Janeiro (RJ) / São Paulo (SP): Atheneu; 1989.
Freire P(b). Educação como prática da liberdade. 14a ed. Rio de Janeiro (RJ): Paz e Terra; 1983.
Organización Panamericana de la Salud. Escuelas promotoras de la salud: entornos salud ables y mejor salud para las geraciones futuras. Washington (DC): OPAS - Comunicación para la Salud(13); 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis