Pais fumantes: o que pensam seus filhos?
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.19791Palavras-chave:
Tabagismo, Fumante passivo, Discurso do sujeito coletivoResumo
A presente pesquisa¹ foi realizada com a finalidade de alcançar uma melhor comprensão da dinâmica familiar em lares de pais fumantes. O foco está no relacionamento entre pais fumantes e seus filhos e o ponto central é o fato do tabagismo passivo ser a terceira maior causa de morte evitável no mundo. Fizeram parte do estudo 41 crianças e 22 adultos. A opção metodológica é de corte quali-quantitativo, sendo utilizada a técnica do Discurso do Sujeito Coletivo-DSC. Na pesquisa com as crianças, ressaltou-se que pais fumantes poderiam levar os filhos a fumar; entretanto a maioria das crianças entrevistadas declarou que não pretende fumar e a razão mais freqüentemente apontada foi o medo das doenças e mesmo da morte. Parte considerável das crianças declara que os pais fumam em sua presença e se revelaram incomodadas com isso. Os pais dizem não fumar na presença dos filhos, percebendo-se uma consciência dos males do cigarro para o fumante passivo. Por se tratar de um estudo inicial, com uma amostra pequena, as conclusões não podem ser generalizadas para todo tipo de pré-adolescentes desta faixa etária, nem mesmo para a população de escolares desta mesma faixa etária. Ressalte-se, no entanto, que de um ponto de vista qualitativo, os resultados sugerem uma ampla variedade de temas e sub temas a serem explorados em pesquisas posteriores.Referências
Rosemberg J. Tabagismo: sério problema de saúde pública. São Paulo: Edusp; 1981.
Mahler H. Tabaco o salud: elija la salud. Foro Mund Salud. 1988;9:80-5.
Ferreira S, Souza RB, Sant’Anna CC. Saúde pulmonar e tabagismo passivo em amostra de escolares na cidade do Rio de Janeiro: estudo piloto. Arq Bras Med. 1993;67(3):202-7.
Kumar M, Melville GN. Effects of parental smoking on ventilatory function in children. Am Rev Respir Dis. 1983;127(2):187.
Rosemberg J. Nocividade à saúde das crianças, conseqüente do tabagismo dos pais. AMB Rev Assoc Med Bras. 1985;31(1-2):2-6.
Kurz H, Frischer T, Huber WD, Gotz M. Adverse health effects in children caused by passive smoking. Wien Med Wochenschr.1994;144(22-23):531-4.
Candeias NMF, Marcondes RS. Diagnóstico em educação em saúde: um modelo para ensinar as relações entre atitudes e práticas na área da saúde pública. Rev Saúde Pública. 1979;13(2):63-8.
Green LW, Kreuter MW. Health promotion planning: an educational and environmental approach. Mountain View (CA): Mayfield Publishing; 1991.
Bott M, Cobb AK, Scheibmeir MS, O’Connell KA. Quitting: smokers relate their experiences. Qual Health Res. 1997;7(2):255-69.
Minayo MCS. O desafio do conhecimento: pesquisa qualitativa em saúde. São Paulo: Hucitec/Abrasco; 1992.
Minayo MCS, organizador. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Petrópolis: Vozes; 1994.
Simioni AMC, Lefèvre F, Bicudo Pereira IMT. Metodologia qualitativa e as pesquisas em saúde coletiva: considerações teóricas e instrumentais. São Paulo: Universidade de São Paulo, Faculdade de Saúde Pública, Departamento de Prática de Saúde Pública; 1996.
Lefèvre F, Lefèvre AMC. O discurso do sujeito coletivo: um novo enfoque em pesquisa qualitativa (desdobramentos). Caxias do Sul: Educs; 2003.
Rezende ALM, Alonso ILK. O perfil do pai cuidador. Rev Bras Crescimento Desenvolv Hum. 1995;5(1-2):66-81.
Marcuse H. A ideologia da sociedade industrial: o homem unidimensional. Rio de Janeiro: Zahar; 1977.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
CODE OF CONDUCT FOR JOURNAL PUBLISHERS
Publishers who are Committee on Publication Ethics members and who support COPE membership for journal editors should:
- Follow this code, and encourage the editors they work with to follow the COPE Code of Conduct for Journal Edi- tors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf)
- Ensure the editors and journals they work with are aware of what their membership of COPE provides and en- tails
- Provide reasonable practical support to editors so that they can follow the COPE Code of Conduct for Journal Editors (http://publicationethics.org/files/u2/New_Code.pdf_)
Publishers should:
- Define the relationship between publisher, editor and other parties in a contract
- Respect privacy (for example, for research participants, for authors, for peer reviewers)
- Protect intellectual property and copyright
- Foster editorial independence
Publishers should work with journal editors to:
- Set journal policies appropriately and aim to meet those policies, particularly with respect to:
– Editorial independence
– Research ethics, including confidentiality, consent, and the special requirements for human and animal research
– Authorship
– Transparency and integrity (for example, conflicts of interest, research funding, reporting standards
– Peer review and the role of the editorial team beyond that of the journal editor
– Appeals and complaints
- Communicate journal policies (for example, to authors, readers, peer reviewers)
- Review journal policies periodically, particularly with respect to new recommendations from the COPE
- Code of Conduct for Editors and the COPE Best Practice Guidelines
- Maintain the integrity of the academic record
- Assist the parties (for example, institutions, grant funders, governing bodies) responsible for the investigation of suspected research and publication misconduct and, where possible, facilitate in the resolution of these cases
- Publish corrections, clarifications, and retractions
- Publish content on a timely basis