Dificuldades motoras e de aprendizagem em crianças com baixo desempenho escolar
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.20048Palavras-chave:
desenvolvimento moto, habilidades motoras, dificuldades de aprendizagem, baixo desempenho escolarResumo
O objetivo é verificar as dificuldades motoras e da aprendizagem em escolares com baixo desempenho escolar. Participaram da pesquisa 19 escolares, sendo oito meninos e onze meninas, com média de idade de 10,3 (± 1,20) anos de uma escola estadual, do município de São José/SC-BR. A seleção dos participantes ocorreu por meio da indicação dos professores, de alunos que apresentavam histórico de baixo desempenho escolar durante o semestre. Foram utilizados dois instrumentos de medida: a Movement Assessment Batery for Children e o Teste de Desempenho Escolar. Aproximadamente 20% das crianças apresentaram indicativo de dificuldades motoras e apenas uma criança não apresentou dificuldades de aprendizagem. Um número significante de crianças teve o indicativo de dificuldades de aprendizagem e problemas na coordenação motora. Sugere-se a realização de pesquisas que venham a explorar tanto a identificação de dificuldades desenvolvimentais, quanto programas de estimulação visando favorecer o bem estar, a qualidade de vida e a saúde de crianças com dificuldades de aprendizagem e motoras.Downloads
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