Alimentação de bebês e crianças pequenas em contextos coletivos: mediadores, interações e
DOI:
https://doi.org/10.7322/jhgd.38371Palavras-chave:
desenvolvimento de hábitos alimentares em creche, alimentação coletiva de bebês, programações e alimentação em creche.Resumo
O presente artigo discute aspectos envolvidos no trabalho da creche para desenvolver o processo de aquisição de novos hábitos alimentares, tanto no momento em que o bebe começa a frequentar a creche, como no decorrer de seu desenvolvimento nela. Neste, a busca de cooperação entre creche e família é enfatizada como eixo fundamental para que a iniciativa seja bem sucedida. Partindo de uma reflexão sobre o alimento como construção social e simbólica, contrapõe- se a idéia do que seria uma dieta equilibrada e balanceada e qual seria sua função no desenvolvimento da criança. A apresentação tem por base a experiência prática acumulada pelas educadoras e técnicos da Creche Carochinha nestes últimos anos e uma pesquisa.recentemente realizada pelo Centro de investigação sobre Desenvolvimento e Educação infantil (CINDEDI) com o objetivo de registrar e analisar os processos de adaptação de bebés, seus familiares e as educadoras, durante os primeiros meses de frequência à Creche Carochinha. São apresentadas as diretrizes que orientam nosso trabalho nessa área, enfatizando o respeito devido à criança enquanto sujeito ativo neste processo de aquisição. Alguns elementos norteadores para a elaboração do cardápio são discutidos, discriminando procedimentos e etapas seguidas na introdução de modificações, particularmente quando estas coincidem com o período de integração da criança e da família à creche. São referidas algumas situações que requerem procedimentos específicos. Como conclusão, são feitos alguns comentários sobre a formação do educador, questão básica quando se quer garantir uma educação de qualidade.Downloads
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