Chamada para Dossiê "Teoria Política e Democracia"

2020-11-03

 

Os últimos anos têm sido marcados pela proliferação de debates sobre “crise das democracias”, tanto no âmbito acadêmico quanto na esfera pública de modo mais geral. A  crise dos partidos políticos tradicionais, a emergência de governos ou regimes com propensão populista, autoritária ou extremista, a dificuldade de assegurar os direitos humanos ou de minorias em contextos de polarização ou de radicalismo político, a compatibilidade ou incompatibilidade entre democracia e desigualdades profundas, e a dificuldade crescente de conciliar princípios constitucionais com o respeito da “vontade majoritária” expressa nas urnas têm sido alguns dos temas levantados por esse debate contemporâneo sobre “crise das democracias”.

Esta proposta de dossiê pretende reunir artigos que tragam contribuições de áreas consagradas da Teoria Política para pensar esses desafios enfrentados pelas democracias no mundo contemporâneo. Por um lado, serão aceitos artigos que estabeleçam alguma relação entre esses desafios atuais e temas clássicos tratados pela Teoria Política ao longo de sua história, como a tensão entre soberania (popular) e direitos humanos, ou temas clássicos do Pensamento Político Brasileiro, como os impasses da formação do Estado brasileiro e o patrimonialismo. Por outro lado, serão aceitos artigos que relacionem os desafios atuais das democracias a debates da Teoria Política Normativa contemporânea, como a tolerância esperada em relação a discursos de ódio ou antidemocráticos e a relação entre legitimidade democrática e justiça social.

Além da chamada pública, o dossiê contará com artigos de professor/as convidado/as, entrevistas com pesquisadore/as  da área de Teoria Política e traduções realizadas pela equipe editorial.

Para acesso às normas de submissão da Revista: Diretrizes para autoras

Para acesso ao guia de fluxo de avaliação da Revista: Fluxo Editorial Leviathan

Organizadore/as

Felipe Freller
Gabriela Rosa
Lilian Sendretti