Novo número publicado - v. 37, n. 1 (2024)

2024-03-15

A Revista Linha D'Água (USP, Brasil) acaba de publicar um novo número com o tema: "Diálogos Brasil-Portugal nos Estudos do Texto e do Discurso".

Neste número, reúnem-se 13 artigos, que se debruçam sobre a relação entre linguagem, texto e discurso a partir de variados enfoques: Linguística Cognitiva, Linguística Textual, Análise do Discurso, Teoria da Argumentação e Teoria Dialógica.

Os dois textos que abrem o número se lastreiam nos estudos de Metáforas Conceptuais, a partir do arcabouço da Linguística Cognitiva. O número segue com um conjunto de quatro textos que, em maior ou menor grau, ancoram-se nos estudos textuais, seja na perspectiva da Análise Textual do Discurso, seja na da Linguística Textual. Dois desses artigos se debruçam sobre práticas discursivas digitais, objeto que tem ganhado muita atenção na área. Isso fica visível em mais três outros artigos que compõem o número, uma vez que eles apresentam estudos sobre o digital a partir dos olhares da Retórica, da Análise Crítica do Discurso e da Teoria da Argumentação. A argumentação é o ponto de articulação entre o último texto do conjunto e o texto seguinte, que se debruça teoricamente sobre o conceito de argumento. Os três textos que encerram o número se lastreiam, em graus variados, na perspectiva dialógica da linguagem. O primeiro artigo desse conjunto estabelece a relação com o conjunto anterior ao focalizar uma das provas retóricas, o ethos.

O dossiê foi organizado pelos editores da revista, Paulo Roberto Gonçalves-Segundo (Editor-Chefe) e Gabriel Isola-Lanzoni (Editor Associado).

Convidamos todos/as a acessar os artigos do dossiê, que está disponível em: https://revistas.usp.br/linhadagua/issue/view/13259