Dossiê temático 39/2: Repensando a educação linguística do Sul Global na era da Inteligência Artificial
Os colaboradores e colaboradoras poderão explorar uma ampla gama de questões, reflexões e inovações na IA e no ensino e na formação de professores/as de línguas para e em contextos multidiversos, incluindo ESL, EFL, ensino-aprendizado de outras línguas adicionais, programas de mobilidade para estudantes internacionais e programas de educação de professores de línguas. Os tópicos e temas que poderão ser apresentados, discutidos e problematizados são: alfabetização/letramentos críticos em IA, ensino e avaliação de uma língua adicional com base na GenAI, percepções de professores/as e alunos/as, desenvolvimento de ferramentas para o aprendizado de línguas, bem como considerações visando a (re)construção de orientações e/ou diretrizes mais éticas e críticas, alicerçada em um processo intercultural, plurilíngue, colaborativo e dialógico.
A Linha D’Água aceita trabalhos em português, inglês, francês ou espanhol. As submissões devem estar de acordo com as normas de submissão, disponíveis em https://www.revistas.usp.br/linhadagua/about/submissions
A revista está indexada em: Web of Science - Clarivate (ESCI), MLA, MIAR, Latindex, REDIB, Linguistic Bibliography, DOAJ, dentre outros.
Prazo de submissão: 19 de dezembro de 2025.
Previsão de publicação: agosto de 2026.
Editores convidados:
Kleber Aparecido da SilvaUniversidade de Brasília/CNPq, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-7815-7767
Kleber Aparecido da Silva é Professor Associado 4 do Curso de Letras (Português do Brasil como Segunda Língua) e do Curso de Relações Internacionais e é pesquisador/professor do Programa de Pós-Graduação em Linguística e em Relações Internacionais da Universidade de Brasília. Seus principais campos de interesse incluem linguagens, inteligência artificial, gênero, raça e educação linguística; raça, relações internacionais e (de)colonialidades; linguagens, discurso e identidades; (multi)letramentos, políticas linguísticas/internacionais e educação crítica na formação de professores/as. É bolsista em Produtividade em Pesquisa pelo CNPq.
Lauro Sérgio Machado Pereira
Instituto Federal do Norte de Minas Gerais, Brasil
https://orcid.org/0000-0002-7144-2733
Lauro Sérgio Machado Pereira é Doutor em Linguística pela Universidade de Brasília. É professor de inglês no Instituto Federal do Norte de Minas Gerais (IFNMG). Seus interesses de pesquisa incluem linguística aplicada crítica, formação continuada de professores de inglês, pesquisa-ação colaborativa-crítica, internacionalização da educação e políticas linguísticas.
Leketi Makalela
University of the Witwatersrand, África do Sul
https://orcid.org/0000-0001-6375-5839
Leketi Makalela é diretor do Hub for Multilingual Education and Literacies da University of the Witwatersrand, África do Sul e é professor visitante da City University of New York. Seus interesses de pesquisa incluem translinguagem, multilinguismo africano e idiomas e alfabetizações africanos.
Referências
ANTIA, B. E; MAKONI, S. Southernizing Sociolinguistics: Colonialism, Racism, and Patriarchy in Language in the Global South. London, UK: Routledge, 2023.
MAKONI, S.; KAIPER-MARQUEZ, A.; MOKWENA, L. The Routledge Handbook of Language and the Global South/s. London, UK: Routledge, 2022.
MAKONI, S. Conflicting reactions to chi‟ixnakax utxiwa. Language, Culture and Society, v. 1, n. 1, 147-151, 2019.
NDLOVU; F.; LEKETI, L. Decolonising Multilingualism in Africa: Recentering Silenced Voices from the Global South. London, UK: Routledge, 2020.
PENNYCOOK, A.; MAKONI, S. Applied Linguistics from the Global South. London, UK: Routledge, 2019.
SILVA, K. A.; COBUCCI, P. Perspectivas decoloniais nos estudos da linguagem. Campinas, SP: Mercado de Letras, 2025.