Aspectos poéticos em Hiroshima mon amour de Marguerite Duras
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i31p14-28Palavras-chave:
Marguerite Duras, Literatura francesa, Literatura e cinema, Poética, Memória e horrorResumo
Hiroshima mon amour é o filme de 1959, de Marguerite Duras e Alain Resnais que, sessenta anos depois, é ainda considerado inesgotável obra prima do cinema e da literatura. A partir da concepção de Humberto Eco (1971) sobre a “palavra poética” e do entendimento de Ricoeur (1983) que retoma Aristóteles ao considerar o processo de representação como a atividade poética em si, neste trabalho, pretende-se mostrar aspectos da poética com que a autora trata a dimensão da memória e do horror, opondo-lhe uma relação de amor em que o “visível” leva ao “invisível” e abre-se para o “aberto” da escrita (cf. BLANCHOT, 1955, p. 185).
Downloads
Referências
AMMOUR-MAYEUR, Olivier. « L’utopos de l’allégorie dans Hiroshima mon amour, l’oeil cartographique de l’oubli ». In: MEURÉE, Christophe; PIRET, Pierre (dir.). De mémoire et d’oubli: Marguerite Duras. Bruxelas: Peter Lang, p. 267-84.
BACHELARD, Gaston. La psychanalyse du feu. Paris: Gallimard, 1949.
BLANCHOT, Maurice. L’espace littéraire. Paris: Gallimard, 1955.
BORGOMANO, Madeleine. Le Ravissement de Lol V. Stein. Paris: Gallimard, 1997.
BORGOMANO, Madeleine. « L’oubli c’est la vraie mémoire ». In: MEURÉE, Christophe; PIRET, Pierre (dir.). De mémoire et d’oubli: Marguerite Duras. Bruxelas: Peter Lang, 2009, p. 27-40.
BORGOMANO, Madeleine. Marguerite Duras: de la forme au sens. Paris: L’Harmattan, 2010.
BOSI, Alfredo. O ser e o tempo da poesia. São Paulo: Cultrix; EDUSP, 1977
COURVILLE, Florence Bernard de. « Hiroshima mon amour: la mémoire de l’oubli ». In: MEURÉE, Christophe; PIRET, Pierre (dir.). De mémoire et d’oubli: Marguerite Duras. Bruxelas: Peter Lang, 2009, p. 107-23.
DÄLLENBACH, Lucien. Le récit spéculaire. Paris: Seuil, 1977.
DURAS, Marguerite. Hiroshima mon amour. Paris: Gallimard, 1959.
DURAS, Marguerite; PORTE, Michelle. Les lieux de Marguerite Duras. Paris: Minuit, 1977.
ECO, Humberto. Obra aberta. São Paulo: Perspectiva, 1971 (2ª ed.).
FREUD, Sigmund. Além do princípio e do prazer. Trad. Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 1998.
FREUD, Sigmund. “Luto e melancolia”. In: Artigos sobre metapsicologia. Trad. de Themira de Oliveira Brito; Paulo Henriques Brito e Christiano Monteiro Oiticica. Rio de Janeiro: Imago, 1999.
GENETTE, Gérard. Palimpsestes: La littérature au second degrée. Paris: Seuil, 1982.
HAYASHI, Osamu. « La mémoire de l’invisible ». In: MEURÉE, Christophe; PIRET, Pierre (dir.). De mémoire et d’oubli: Marguerite Duras. Bruxelas: Peter Lang, 2009, p. 205-13.
LACAN, Jacques. O Seminário 11: os quatro conceitos fundamentais da psicanálise. Trad. de M. D. Magno. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1988 (2ª ed.).
LOIGNON, Sylvie. Marguerite Duras. Paris: L’Harmattan, 2003.
MARINI, Marcelle. Territoires du féminin: avec Marguerite Duras. Paris: Minuit, 1977.
RICOEUR, Paul. « La mise en intrigue ». In: Temps et récit. Paris: Seuil, v. 1, 1983.
VALLIER, Jean. C’était Marguerite Duras. Paris: Arthème Fayard, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Literatura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.