Consciência reflexiva, tempo presente, cidade futura: sobre A rosa do povo, de Carlos Drummond de Andrade
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i34p134-146Palavras-chave:
Carlos Drummond de Andrade, A rosa do povo, Autoconsciência crítica, Tempo históricoResumo
Tomando como ponto de partida alguns núcleos temáticos identificados pela crítica na obra drummondiana, busca-se discutir o entrelaçamento dos temas do indivíduo e do tempo histórico, visando a apreender a configuração da subjetividade em poemas de A rosa do povo. Assim, o anseio de autoaniquilamento do indivíduo burguês será entendido em sua conexão com a crítica do presente e a expectativa de um futuro redimido, observando-se a posição de classe do sujeito, bem como o caráter histórico e os limites dessa conjunção. No primeiro Drummond domina a tonalidade irônica e humorística, de modo que o sujeito se desdobra e se hipertrofia para consolar as dores de seu eu apequenado, ao passo que, aqui, o consolo ao indivíduo enredado nos impasses políticos do presente parece surgir da promessa iminente de um mundo emancipado. No entanto, a obra subsequente de Drummond mostrará os limites da expectativa futura figurada em A rosa do povo, que não tardaria a defrontar sua frustração histórica.
Downloads
Referências
ADORNO, Theodor W. “Progresso”. In: Palavras e sinais: modelos críticos 2. Trad. Maria Helena Ruschel. Petrópolis: Vozes, 1995, p. 37-61.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Confissões de Minas. São Paulo: Cosac Naify, 2011.
ANDRADE, Carlos Drummond de. Poesia 1930-62: de Alguma poesia a Lição de coisas. Edição crítica por Júlio Castañon Guimarães. São Paulo: Cosac Naify, 2012.
CAMILO, Vagner. “O fazendeiro do ar e o legado da culpa”. In: PENJON, Jacqueline; PASTA JÚNIOR, José Antonio (orgs.). Littérature et modernisation au Brésil. Paris: Presses Sorbonne Nouvelle, 2003, p. 205-227.
CANDIDO, Antonio. “Inquietudes na poesia de Drummond”. In: Vários escritos. São Paulo: Duas Cidades, 1970, p. 93-122.
CANDIDO, Antonio. “Notas de crítica literária – Confissões de Minas”. In: Textos de intervenção. Organização de Vinicius Dantas. São Paulo: 34: Duas Cidades, 2002, p. 198-204.
HANSEN, Miriam B. “Estados Unidos, Paris, Alpes: Kracauer (e Benjamin) sobre o cinema e a modernidade”. In: CHARNEY, Leo; SCHWARTZ, Vanessa R. (orgs.). O cinema e a invenção da vida moderna. 2ª ed. Trad. Regina Thompson. São Paulo: Cosac Naify, 2004, p. 405-450.
MOURA, Murilo Marcondes de. “Poesia política”. Cadernos de literatura brasileira. Rio de Janeiro, n. 27, p. 154-176, outubro de 2012.
RABELI, Ivone Daré. “Poesia e humor”. In: DAMÁSIO, Reynaldo (org.). Drummond revisitado. São Paulo: Unimarco, 2002, p. 107-122.
SIMON, Iumna Maria. Drummond: uma poética do risco. São Paulo: Ática, 1978.
SIMON, Iumna Maria. “Na praça de convites”. In: SCHWARZ, Roberto (org.). Os pobres na literatura brasileira. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 140-148.
SIMON, Iumna Maria. “O mundo em chamas e o país inconcluso”. Novos Estudos CEBRAP. São Paulo, n. 103, p. 169-191, 2015. DOI: https://doi.org/10.25091/s0101-3300201500030009
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2021 Literatura e Sociedade
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.