O paradoxo nas personagens femininas rodriguianas

Autores

  • Fernanda Hamann Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p139-156

Palavras-chave:

desejo feminino, dramaturgia rodriguiana, Nelson Rodrigues, paradoxo, personagens femininas

Resumo

Este artigo pretende colocar em questão a pecha de “misógino” frequentemente associada a Nelson Rodrigues. Para isso, propõe uma análise de sua obra dramatúrgica, especificamente quanto a procedimentos de construção de personagens femininas. Além de protagonizarem metade das peças escritas pelo autor, tais personagens se afastam de estereótipos sexistas e reducionistas. Em sua complexidade, representam mulheres desejantes, em conflito com os obstáculos sociais e morais à realização de seus anseios. Mulheres divididas, marcadas pela dimensão do paradoxo, cuja abordagem no artigo se distribui em três tópicos: 1. Nem Evas, nem Marias; 2. Meninas adultizadas e senhoras infantilizadas; 3. Amor e ódio entre mulheres da família. Destaca-se, ainda, a importância atribuída por Nelson Rodrigues ao desejo feminino, com seu caráter disruptivo, percebido como ameaça, em especial pelos personagens masculinos.

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Biografia do Autor

  • Fernanda Hamann, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Fernanda Hamann é escritora, psicanalista e autora de Nelson Rodrigues e a psicanálise: o paradoxo do sujeito na vida como ela é (ensaio, 7Letras, 2022). O livro é resultado de mais de uma década de pesquisa sobre a ficção e a dramaturgia rodriguianas, em especial durante o Doutorado em Teoria Psicanalítica (UFRJ, 2012-2016) e o Pós-Doutorado em Teoria Literária e Literatura Comparada (USP, 2020-2022). Em 2022, organizou, junto à professora Cleusa Passos, as jornadas A modernidade de Nelson Rodrigues, reunindo alguns dos mais importantes pesquisadores da obra rodriguiana em atividade (evento disponível no YouTube da FFLCH / USP). Em 2007, trabalhou na pesquisa e seleção de contos de Nelson Rodrigues para as coletâneas Não tenho culpa que a vida seja como ela é (Agir, 2009) e O marido humilhado e outras histórias de A vida como ela é (Agir, 2008). Desde 2015, oferece cursos sobre o autor dentro e fora da universidade. ORCID: https://orcid.org/0000-0003-0535-4601. Email: fehamann@hotmail.com

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Publicado

2023-12-21

Como Citar

Hamann, F. (2023). O paradoxo nas personagens femininas rodriguianas. Literatura E Sociedade, 29(38), 139-156. https://doi.org/10.11606/issn.2237-1184.v0i38p139-156