A cena da contradição no teatro de Chico Buarque: O gesto das canções
DOI:
https://doi.org/10.11606/Resumo
Este artigo discute o trabalho dramatúrgico de Chico Buarque, e as relações que o autor tece entre canção e gesto. Para isso, são estudadas quatro canções de cena, Sem Fantasia, Fortaleza, Gota d’Água e Pedaço de mim, sendo uma de cada peça escrita por
Chico: Roda Viva, Calabar, Gota d’Água e Ópera do Malandro. As canções são analisadas em seu contexto ficcional e em seus desdobramentos críticos a respeito da vida social brasileira.
Downloads
Referências
ARAÚJO, Homero Vizeu. Futuro pifado na literatura brasileira. Porto Alegre: Editora
da UFRGS, 2014.
BRECHT, Bertolt. Teatro completo. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1991.
BUARQUE, Chico; GUERRA, Ruy. “Cala a Boca Barbara” (Chico Buarque e Ruy
Guerra falam de Calabar). PUC / RJ DCE, 1973a. Disponível em:
<http://www.jobim.org/chico/handle/2010.2/2364>. Acesso em: mai. 2018.
BUARQUE, Chico. Chico Buarque, letra e música. 2ª ed., 4ª reimpressão. São Paulo:
Companhia das Letras, 2000. 2 volumes.
BUARQUE, Chico; GUERRA, Ruy. Calabar. 4ª ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1974.
BUARQUE, Chico; PONTES, Paulo. Gota D’Água. 41a ed. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 2014.
BUARQUE, Chico. Roda Viva. Rio de Janeiro: Editora Sabiá, 1968.
BUARQUE, Chico. Ópera do Malandro. São Paulo: Livraria Cultura Editora, 1978.
GAY, John. The beggar’s opera. Londres: J and R Thomson, 1927.
MENESES, Adélia Bezerra de. Desenho mágico: poesia e política em Chico Buarque.
São Paulo: Hucitec, 1982.
SANTOS, Luciany Aparecida Alves. “O marco: uma metodologia de análise.” Boitatá
— Revista do GT de Literatura Oral e Popular da ANPOLL, 2011, n.11, p. 1-15.
Disponível em: <http://www.uel.br/revistas/boitata/volume-11
/B1101.pdf>. Acesso em: jul. 2019
Programa do espetáculo Ópera do Malandro (1978).
Programa do espetáculo Roda Viva. Disponível em:
<https://www.jobim.org/chico/handle/2010.2/2362> Acesso em: jul.2024.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 Jé Oliveira , Nina Nussenzweig Hotimsky
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial 4.0 International License.