A viagem como método de estudo (O mundo falava árabe: A civilização árabeislâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta, de Beatriz Bissio)
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2020.162779Palavras-chave:
Relato de viagem, Ibn Khaldun, Ibn Battuta, História islâmicaResumo
O mundo falava árabe: A civilização árabe-islâmica clássica através da obra de Ibn Khaldun e Ibn Battuta, de Beatriz Bissio, surgiu a partir da sua tese de doutorado defendida em 2008 no Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal Fluminense (UFF). Bissio resolveu se debruçar sobre os escritos de dois grandes viajantes do mundo islâmico medieval: a Muqaddimah (Os prolegômenos da história universal), do historiador Ibn Khaldun (1332-1406), e Através do Islã, as memórias de viagem pelos domínios muçulmanos de Ibn Battuta (1304-1368). Dividido em duas partes, o livro apresenta em cada um dos sete capítulos características importantes da história mais geral da civilização islâmica de modo claro e sintético, entremeando-as a situações particulares presentes tanto na obra de Ibn Khaldun quanto na de Ibn Battuta. É viajando através dos livros desses dois autores muçulmanos que se descobrem os impérios árabe-islâmicos em toda sua complexidade.
Downloads
Referências
BISSIO, Beatriz. O mundo falava árabe: A civilização árabe-islâmica clássica através da obra
de Ibn Khaldun e Ibn Battuta. 2ª ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2013.
HOURANI, Albert. Uma história dos povos árabes. São Paulo: Companhia das Letras, 1996.
PINTO, Paulo Gabriel Hilu da Rocha. Islã: religião e civilização: uma abordagem antropológica.
Aparecida: Editora Santuário, 2010.
SENKO, Elaine Cristina. “Entre o passado e o presente, um homem em busca da História:
Ibn Khaldun (1332-1406) e sua proposta historiográfica”, Revista Tempos Acadêmicos, n .7
(2009) pp. 1-12.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2020 Paula Carolina de Andrade Carvalho
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não será cobrado nenhum tipo de taxa ao longo do processo de submissão de trabalhos e publicação da revista, bem como para leitura, download, cópia, distribuição, impressão, pesquisa ou referência após sua publicação. Leitores e partes interessadas são livres para compartilhar (copiar ou distribuir o material em qualquer mídia e formato) e para transformar ou adaptar partes do material desde que para uso não comercial e desde que o crédito apropriado seja dado ao autor e à Revista, indicando de que forma os dados foram utilizados e/ou manipulados.