Três faces e uma voz escondida: o cinema político de Jafar Panahi
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2446-5240.malala.2023.213675Downloads
Referências
AGENCE FRANCE-PRESSE. “Diretor Jafar Panahi é libertado sob fiança, após sete meses preso no Irã”. G1, fev. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/pop-arte/cinema/noticia/2023/02/03/diretor-jafar-panahi-e-libertado-sob-fianca-apos-sete-meses-preso-no-ira.ghtml. Acesso em: 26 jun. 2023.
CHALHUB, Sidney. A metalinguagem. São Paulo: Ática, 2006.
COELHO, Renato. “Protestos contra morte de jovem iraniana ampliam pauta e incluem pedido de derrubada do regime e de respeito aos direitos humanos”. Jornal Unesp, out. 2022. Disponível em: https://jornal.unesp.br/2022/10/13/protestos-contra-morte-de-jovem-iraniana-ampliam-pauta-e-incluem-pedido-de-derrubada-do-regime-e-de-respeito-aos-direitos-humanos/. Acesso em: 19 set. 2023.
HAWLEY, Caroline. “‘Agora me visto como quero’: as mulheres que desafiam a polícia da moral no Irã”. BBC News, set. 2023. Disponível em: https://www.bbc.com/portuguese/articles/c2qle4vywq2o. Acesso em: 19 set. 2023.
HIDDEN. Direção: Jafar Panahi. Produção: 3e Scène - Opéra national de Paris. França, 2020. (18 min.). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=1gAmPQJ5f-A. Acesso em: 26 jun. 2023.
MELEIRO, Alessandra. O Novo Cinema iraniano: arte e intervenção social. São Paulo: Escrituras, 2006.
MONASSA, Tatiana. “Filmar como ato de resistência”. In: MONASSA, Tatiana (org.). Cineastas iranianos: Mohammad Rasoulof e Jafar Panahi. Rio de Janeiro: Stamppa, 2013.
TRÊS faces. Direção: Jafar Panahi. Irã: Jafar Panahi Film Production, 2018. (100 min.), DVD.
XAVIER, Ismail. O discurso cinematográfico: a opacidade e a transparência. 4. ed. São Paulo: Paz e Terra, 2008.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Thiago Henrique Gonçalves Alves
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Esta revista oferece acesso livre ao seu conteúdo, seguindo o princípio de que disponibilizar gratuitamente o conhecimento científico ao público proporciona maior democratização mundial do conhecimento. Não será cobrado nenhum tipo de taxa ao longo do processo de submissão de trabalhos e publicação da revista, bem como para leitura, download, cópia, distribuição, impressão, pesquisa ou referência após sua publicação. Leitores e partes interessadas são livres para compartilhar (copiar ou distribuir o material em qualquer mídia e formato) e para transformar ou adaptar partes do material desde que para uso não comercial e desde que o crédito apropriado seja dado ao autor e à Revista, indicando de que forma os dados foram utilizados e/ou manipulados.