Transcrittore Traditore: transcrições indecidíveis nos manuscritos de Fernando Pessoa

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i32p88-105

Palavras-chave:

Fernando Pessoa, Transcrições indecidíveis, Fausto, Poesia inglesa, Semiótica peirciana.

Resumo

O trabalho de edição dos manuscritos de Fernando Pessoa enfrenta uma série de desafios: textos fragmentários, palavras ilegíveis e, em alguns casos, garatujas que podem ser lidas de mais de uma forma; este último fenômeno gera duas ou mais versões de um mesmo texto, por vezes não só diferentes, mas até mesmo contraditórias. Este ensaio analisa quatro poemas em que leituras alternativas de uma palavra manuscrita têm conseqüências interpretativas drásticas. Por meio desses casos, formula-se uma pergunta filosófica sobre a profundidade da influência de um editor no corpus de um autor, influência aludida na paródia do adágio “traduttore traditore” (tradutor traidor).

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Biografia do Autor

  • Carlos Pittella, Brown University, Department of Portuguese and Brazilian Studies

    Poeta, educador, viajante e pesquisador, Carlos Pittella fez seu mestrado e doutorado sobre Fernando Pessoa na PUC-Rio. Pittella publicou, em 2005, o livro de poemas Civilizações Volume Dois (Palimage) e foi professor titular do Global Citizenship Experience em Chicago, onde trabalhou de 2010 a 2014. Em 2015, afiliou-se ao Centro de Estudos de Teatro (FLUL) para a edição digital do Fausto pessoano e editou o No. 8 de Pessoa Plural, também lançado como o livro People of the Archive (Gávea-Brown). Em 2016, co-autorou Como Fernando Pessoa pode mudar a sua vida (Tinta-da-China) e organizou um colóquio sobre o arquivo de Hubert Jennings na Brown University, onde atualmente faz seu pós-doutorado.

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Pittella, C. (2017). Transcrittore Traditore: transcrições indecidíveis nos manuscritos de Fernando Pessoa. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 32, 88-105. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i32p88-105