Genética textual e método: o processo de gênese na produção de manuscritos escolares a partir de versões em criação

Autores

  • Dennys Dikson Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i32p48-60

Palavras-chave:

método em processo, criação em ato, versões genéticas, sala de aula, histórias em quadrinhos

Resumo

Este artigo reflete questões [teórico-]metodológicas sobre a relação intrínseca que há entre a produção escrita escolar de díades de alunos recém-alfabetizados e a Genética Textual (GT). Um dos vieses metodológicos imbuídos na GT permite essa possibilidade de discussão, qual seja: métodos de análises de Manuscritos Escolares (ME) a partir de suas diversas versões (escrita, coenunciativa e filmada) – quando estes nascem, surgem e se fazem escritura desde o planejamento até o texto final, forjados em tarefas escolares no Ensino Fundamental de uma escola pública da cidade de Maceió-AL, através de um Projeto Didático com histórias em quadrinhos. Inseridos neste campo de estudo (a GT), assumimos cada um desses movimentos de criação (escrito e oral) como sendo uma versão do processo da gênese escritural. Imbricados nas noções sobre processos de escritura em ato e ME propostas por Calil (2008, 2009), procuraremos demonstrar que tanto a discussão sem escrita, quanto a escrita em curso, bem como a escritura em processo durante a coenunciação [dos alunos] acerca do que vai para o papel e suas transcrições, são, todas, faces de uma mesma moeda – versões do nascimento ou da gênese do ME enquanto produção de texto solicitada pelo professor(a) e construída, em duplas, pelas crianças.

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Biografia do Autor

  • Dennys Dikson, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG)

    Professor Adjunto do Departamento de Letras da Universidade Federal Rural de Pernambuco, Unidade Acadêmica de Garanhuns (UFRPE/UAG).

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Publicado

2017-06-30

Como Citar

Dikson, D. (2017). Genética textual e método: o processo de gênese na produção de manuscritos escolares a partir de versões em criação. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 32, 48-60. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i32p48-60