A circulação dos processos de criação na literatura, nas artes e nas ciências (texto móvel, condições iniciais e atrator no manuscrito)

Autores

  • Philippe Willemart Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i36p191-202

Palavras-chave:

Proust, Manuscript, Bodmer, Attractor, Creation processes

Resumo

O manuscrito proustiano senão todos os manuscritos, exibe uma sensibilidade recorrente às condições iniciais sob a influência simultânea do « texto móvel » que age a cada rasura e de um atrator específico.  Após ter lembrado o conceito de « texto móvel », interrogarei o caminho que leva à escritura ou as condições iniciais em Flaubert, Freud,  Proust e o neurocientista Edelman para chegar ao contrapeso destas condições iniciais, o atrator estranho (Ruelle) que dará a dimensão fractal à narrativa. Analisarei em seguida o percurso do atrator principal de Na busca do tempo perdido que latente no início, se fará explícito desde 1913 sobre os manuscritos Bodmer e atrairá a personagem Albertine para se concentrar depois sobre o herói quando constatará que todos os materiais da obra literária […] estavam nele: era minha vida passada. O atrator estranho tinha reunido os dois tempos:  o tempo redescoberto e o tempo perdido.

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Biografia do Autor

  • Philippe Willemart, Universidade de São Paulo

    Professor Titular em Literatura Francesa da Universidade de São Paulo. Pesquisador do CNPq, publicou livros e artigos, orientou iniciação científica, dissertações, teses e pesquisa nas áreas de Letras e de psicanálise. Atualmente coordena a equipe Proust brasileira do Projeto Brepols.

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Publicado

2018-12-21

Como Citar

Willemart, P. (2018). A circulação dos processos de criação na literatura, nas artes e nas ciências (texto móvel, condições iniciais e atrator no manuscrito). Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 36, 191-202. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i36p191-202