Funções da rasura em processos de escrita colaborativa no ensino fundamental
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i38p8-20Palavras-chave:
rasuras, escrita colaborativa, processo de escritaResumo
A partir da perspectiva teórico-metodológica situada no campo da Genética Textual, este estudo tem por objetivo analisar as funções da rasura em processos de escrita colaborativa da qual participa uma dupla de alunas do 1º ano do ensino fundamental, ambas com 7 anos. Para isso, usa o dispositivo de coleta de dados "Sistema Ramos", método multimodal de captura que permite o acesso ao processo de escrita em tempo e espaço real da sala de aula. As alunas, em duplas, escreveram dez histórias inventadas durante o período de seis meses. Para este estudo, foram selecionados três processos, visando observar a abrangência do início, meio e fim do projeto. A categoria eleita é a da rasura e suas funções no texto e a partir de um estudo quali-quantitativo, o trabalho analisa quais foram mais utilizadas e de que forma. Os resultados mostraram que, das seis funções descritas na literatura, apenas três foram utilizadas. Além disso, foram encontradas rasuras imperceptíveis a olho nu e que correspondem a 32% de todas as rasuras produzidas. São as chamadas "rasuras brancas". A operação de substituição foi a mais representada e as rasuras incidiram sobre questões mais formais da língua, como a ortografia e a grafia.
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