Ao redor do invisível: o tempo em suspensão no processo criativo de Cláudia França
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i40p21-32Palavras-chave:
Cláudia França, Processo de Criação, Desenho, Criatividade, Escultura expandidaResumo
Nesse artigo nos aproximamos da reflexão de que uma obra colocada ao público, se vista pelos seus bastidores, por aquilo que a contém e que a gerou, pode fornecer dados inestimáveis para a História da Arte e para os estudos dos processos criativos. Assim, este artigo busca desenvolver um estudo reflexivo sobre o tempo como disparador e como matéria no processo criativo de Cláudia França, na exposição “Trabalho do Chão”, de 2019, quando recria um ambiente doméstico de forma simbólica, buscando gerar reflexões sobre as noções de paisagem e arquitetura e as relações humanas. Partimos da hipótese de que a artista corta o espaço e o reconstrói em uma espécie de tempo como instante, fragmento de uma duração interrompida. Estudamos os cadernos da artista e seus demais documentos de processo, para compreender algumas das escolhas que levaram ao formato final da obra apresentada ao público. Buscamos revelar como procedimentos tradicionais do desenho são incorporados em uma poética tridimensional que compartilha a intimidade da artista. Tratamos seu procedimento a partir de conceitos de criatividade e inovação que toma processos clássicos e os reelabora na construção de uma obra que questiona os limites do desenho e da escultura contemporâneos.
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Copyright (c) 2020 Manuscrítica. Revista de Crítica Genética
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