O processo criativo do poema “The Burglar of Babylon” a partir de uma abordagem sociocrítica
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i41p33-44Palavras-chave:
Crítica Genética, Elizabeth Bishop, Multiterritorialidade, SociocríticaResumo
Este artigo propõe analisar o poema “The Burglar of Babylon”, escrito em 1964 e publicado em 1965 pela escritora norte-americana Elizabeth Bishop (1911-1979). Este estudo adota como abordagem teórico-metodológica a crítica genética, campo interdisciplinar que pode dialogar com outras teorias que ajudem a responder questões referentes à gênese analisada. Levando em consideração que a espacialidade é temática frequente na poética da autora, o conceito de multiterritorialidade torna-se importante para a análise do poema em questão. Além disso, a temática adotada é de cunho social, o que propicia o estudo do rastro sócio-histórico que se apresenta nos manuscritos. O texto trata da história de Micuçú, um criminoso pernambucano que, como tantas outras pessoas, migrou para o Rio de Janeiro em busca de melhores condições de vida, passando a residir no morro da Babilônia, favela carioca da qual Bishop, a partir de seu apartamento no bairro do Leme, tinha vista privilegiada. Propomos reconstituir alguns dos movimentos de gênese a fim de expor algumas das estratégias usadas pela escritora e, especialmente, encontrar elos intertextuais presentes na estruturação sócio-histórica do poema.
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