Colaboração como ato de “aprender de e com” o outro

tendência do trajeto de construção de um projeto educativo por Paulo Freire em Cartas à Guiné-Bissau

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i41p54-65

Palavras-chave:

processos de criação em grupo, Colaboração, práticas comunicativas, Educação, Paulo Freire

Resumo

O artigo apresenta análise sobre um corpus de dezessete cartas publicadas por Paulo Freire no livro Cartas à Guiné-Bissau: registros de uma experiência em processo, de 1977. O objetivo do presente estudo é evidenciar como a ideia de “aprender de e com” o outro direcionou a criação de um projeto de alfabetização para adultos no citado país africano, atuando como uma tendência do movimento do gesto criador do educador, como integrante e líder de uma equipe. Para tanto, a escrita do artigo é norteada pelo conceito de “trajeto com tendência”, desenvolvido por Cecília Almeida Salles (1998), que diz respeito a um rumo vago que norteia processos de criação. Ao mesmo tempo, é discutido o conceito de colaboração implícito na prática de Paulo Freire com o auxílio das pesquisas sobre processos de criação em grupo de Salles (2017) e as leituras de Coelho (2011) e Berino (2017) sobre comunicação e estética na produção deste educador. O estudo das cartas explicitou um forte diálogo de Cartas à Guiné-Bissau com a obra Pedagogia do Oprimido e revelou a noção de colaboração como prática fundada na comunicação.

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Biografia do Autor

  • Ariane Alfonso Azambuja de Oliveira Salgado, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP)

    Doutoranda em Comunicação e Semiótica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Mestre em Patrimônio e Museologia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), Licenciada em Artes Visuais pela Universidade Estadual do Paraná (UNESPAR/FAP) e em Letras pela Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC). No campo da pesquisa, tem se aplicado sobretudo à relação entre museus, arte e público.

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Publicado

2020-12-18

Como Citar

Salgado, A. A. A. de O. (2020). Colaboração como ato de “aprender de e com” o outro: tendência do trajeto de construção de um projeto educativo por Paulo Freire em Cartas à Guiné-Bissau. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 41, 54-65. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i41p54-65