Um olhar sobre o processo criativo de empresas de streaming e a experimentação em produções audiovisuais
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i41p86-96Palavras-chave:
Netflix, crítica de processo, streaming, produção audiovisualResumo
A proposta do presente artigo é ilustrar os processos criativos das produções audiovisuais da empresa Netflix. Foram observados diferentes elementos com a finalidade de mapear os nós da rede do processo criativo: a produção de conteúdo, o algoritmo monitorado e a reprodução instantânea. Sobre a produção do conteúdo, identificamos três elementos que auxiliam na compreensão da produção como rede, são eles: a equipe criativa, o roteiro e a busca referencial. Com relação ao algoritmo monitorado, ilustramos a importância do monitoramento de dados no processo criativo destas produções audiovisuais, além de identificar que para o pesquisador da crítica do processo, o acesso e análise de dados digitais faz parte do processo do próprio pesquisador. Por último, tratamos sobre o nó da reprodução instantânea. Aqui, falamos sobre o termo binge-watching e como a forma em que o público se comporta perante a transmissão de séries em plataformas de streaming pode afetar o processo. Com isso, foram apresentadas diferentes reflexões, utilizando como base, as teorias de Cecilia Salles, Domenico De Masi, Vincent Colapietro, entre outros, para mapear os modelos de reprodução reconhecidos nas séries originais da empresa Netflix, e o que podemos classificar como experimentação para o serviço de streaming.
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