Imersões poéticas e processos criação na formação de licenciadas(os) em Artes Cênicas
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p39-55Palavras-chave:
Formação de professores de arte, Processos criativos, Licenciatura em dança, Licenciatura em teatroResumo
O presente artigo é fruto de uma pesquisa participante de abordagem qualitativa, que tinha por objetivo refletir acerca da construção do conhecimento de/em arte na formação de licenciadas(os) em dança e em teatro em Instituições de Ensino Superior públicas que abriram suas graduações pelo Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (REUNI). A pesquisa foi realizada por meio de ações propostas pelas artistas-pesquisadoras denominadas Imersões Poéticas. O texto em tela expõe a gênese das Imersões, descreve os procedimentos do trabalho e relata o processo de criação de um espetáculo cênico-coreográfico, considerado um dos pontos mais significativos do trabalho. Por fim, analisa os efeitos da apresentação deste junto ao corpo docente e discente das licenciaturas em artes cênicas, comprovando a relevância da realização de processos criativos como parte fundamental na formação de licenciadas(os) em Artes Cênicas.
Downloads
Referências
ALMEIDA, S. Racismo Estrutural. São Paulo: Editora Jandaíra, 2019.
BAINBRIGDE-COHEN, B. Sensing, Feeling and Action. Berkley: North At-lantic Books, 1994.
Body-Mind-Centering site. Disponível em: <https://www.bodymindcentering.com/about/>. Acesso em: 18 out. 2022.
BRASIL. Lei Nº 9.394, de 20 de Dezembro de 1996. Estabelece as Diretri-zes e Bases da Educação Nacional. Brasília, DF.: D.O.U de 23/12/1996, p. 27833, 23 dez. 1996. Disponível em: <http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/constituicao/constituicao.htm.> Acesso em: 14 mai. 2022.
BRASIL. Ministério da Educação. Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Brasília, DF, 2017. Disponível em: < http://basenacionalcomum.mec.gov.br/>. Acesso em: 18 out. 2022.
BRASIL, Classificação Brasileira de Ocupações, (CBO), Portaria 397 de 10/10/2002. Disponível em: < http://cbo.maisemprego.mte.gov.br/cbosite/pages/home.jsf> Acesso em: 18 out 2022.
BURNIER, L. O. A arte de Ator: da técnica à representação. Campinas: Editora da Unicamp, 2001.
COSTA, M. A. P. Uma lição de estética. Rotas filosóficas. Lisboa, ju-nho/2015. Disponível em: <https://rotasfilosoficas.blogs.sapo.pt/uma-licao-de-estetica-42199>. Acesso em: 15 out. 2022.
FABRINI, V. Sul da cena, sul do saber. Moringa — Artes do Espetáculo, Jo-ão Pessoa, V. 4, n. 1, jan-jun/2013.
FERNANDES, C. O corpo em movimento: o sistema Laban/Bartenieff na formação e pesquisa em artes cênicas. São Paulo: AnnaBlume, 2006.
FORTIN, S. Educação somática: novo ingrediente da formação prática em dança. Caderno do GIPE-CIT, Salvador, n. 2. dezembro, 1999.
FORTIN, S. Nem do Lado Direito, nem do Lado Avesso: o artista de Dança e suas modalidades de experiência de si e do mundo. In: WOSNIAK, C.; MARINHO, N. (Org.). O Avesso do Avesso do Corpo: educação somática como práxis. Joinville: Nova Letra, 2011. P. 25-42.
GUINSBURG, J. et al. (Coord.). Dicionário do teatro brasileiro: temas, for-mas e conceitos. São Paulo, SP: Perspectiva: SESC, 2006.
LARROSA, J. B. Notas sobre a experiência e o saber da experiência. Tra-dução de João Wanderley Geraldi. Revista Brasileira de Educação, Rio de Janeiro, n. 19, p. 20-28, jan/fev/mar/abr, 2002.
LIBÂNEO, J. C. Pedagogia e pedagogos: inquietações e buscas. In: Educar Em Revista, Curitiba, n. 17, p. 153-176, 2001. Disponível em: <http://www.educaremrevista.ufpr.br/arquivos_17/libaneo.pdf>. Acesso em: 19 out. 2022.
RIBEIRO, D. Lugar de fala, feminismos plurais. Belo Horizonte: Letramen-to, 2017.
RIBEIRO, D. Pequeno Manual Antirracista. São Paulo: Cia das Letras, 2020.
SANTOS, B. S. O colonialismo e o século XXI. In: Centro da Estudos Estra-tégicos da Fiocruz Antonio Ivo de Carvalho. Rio de janeiro, 06 abr. 2018. Disponível em: <https://www.cee.fiocruz.br/?q=boaventura-o-colonialismo-e-o-seculo-xxi>. Acesso em: 19 out. 2022.
SAVIANI, D. Formação de professores no Brasil: dilemas e perspectivas. In: Poiésis Pedagógica, Goiânia, v.9, n. 1, 2011, p. 07-19. Disponível em: <https://periodicos.ufcat.edu.br/poiesis/article/view/15667>. Acesso em: 03 out. 2022.
STEGANHA, R. Mostra que virou marco por levar arte para ruas de cam-pinas faz 25 anos. G1 Campinas e Região, Campinas, 11 nov. 2014. Disponí-vel em: <http://g1.globo.com/sp/campinas-regiao/noticia/2014/11/mostra-que-virou-marco-por-levar-arte-para-ruas-de-campinas-faz-25-anos.html>. Acesso em: 18 mai. 2021.
TARDIFF, M. Saberes docentes e formação profissional. Petrópolis: Edito-ra Vozes, 5a edição, 2005.
Universidade Estadual de Campinas, Gabinete do Reitor/UNICAMP, deli-beração CEPE 02/2006. Disponível em: <http://www.gr.unicamp.br/artistaresidente/artista_normas.php>.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Márcia Maria Strazzacappa Hernández, Mirza Ferreira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.