Práticas educacionais e estudo dos processos de criação no âmbito do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP: interações possíveis

Autores

  • Patrícia Dourado Universidade do Algarve https://orcid.org/0000-0003-0418-7071
  • Cecilia Salles Pontifícia Universidade Católica de São Paulo https://orcid.org/0000-0003-3826-0142
  • Ana Bárbara dos Santos Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Isabela Caroline Silva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Flávia Paiva Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Karen Lemes Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Samir Cheida Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p6-21

Palavras-chave:

Processos de criação, Práticas educacionais, Relatos críticos, Criação em grupo

Resumo

Este é um artigo elaborado em grupo, que se ergue das trocas e interações dos membros do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, diante de suas práticas educacionais, e que nos leva a perceber como a teoria crítica dos processos de criação alimenta e é alimentada por essas experiências. São trazidos relatos críticos em diferentes áreas de atuação da educação formal (Escolas, Secretarias de Educação e Universidades) e da educação não formal (núcleos educativos em exposições de artes, cursos e oficinas livres em instituições culturais). O principal valor deste mapeamento de práticas educacionais na interseção com o grande campo dos processos de criação está na sua pluralidade e nos pontos de entrelaçamentos que estabelece (nós da rede de criação enquanto Grupo), que são trazidos como resultado ao fim do artigo. Pretende-se iluminar, com ele, novas reflexões nos campos da educação e dos processos de criação, que sempre estiveram entrelaçados, mas que, diante dos desafios da contemporaneidade, podem ter nesta confluência ainda mais uma chave para a construção de práticas educacionais mais humanas, plurais e abundantes em recursos e possibilidades.

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Referências

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Publicado

2023-03-15

Como Citar

Dourado, P., Salles, C., Santos, A. B. dos, Silva , I. C., Paiva, F., Lemes, K., & Cheida, S. . (2023). Práticas educacionais e estudo dos processos de criação no âmbito do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP: interações possíveis . Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 48, 6-21. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p6-21