Práticas educacionais e estudo dos processos de criação no âmbito do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP: interações possíveis
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i48p6-21Palavras-chave:
Processos de criação, Práticas educacionais, Relatos críticos, Criação em grupoResumo
Este é um artigo elaborado em grupo, que se ergue das trocas e interações dos membros do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP, diante de suas práticas educacionais, e que nos leva a perceber como a teoria crítica dos processos de criação alimenta e é alimentada por essas experiências. São trazidos relatos críticos em diferentes áreas de atuação da educação formal (Escolas, Secretarias de Educação e Universidades) e da educação não formal (núcleos educativos em exposições de artes, cursos e oficinas livres em instituições culturais). O principal valor deste mapeamento de práticas educacionais na interseção com o grande campo dos processos de criação está na sua pluralidade e nos pontos de entrelaçamentos que estabelece (nós da rede de criação enquanto Grupo), que são trazidos como resultado ao fim do artigo. Pretende-se iluminar, com ele, novas reflexões nos campos da educação e dos processos de criação, que sempre estiveram entrelaçados, mas que, diante dos desafios da contemporaneidade, podem ter nesta confluência ainda mais uma chave para a construção de práticas educacionais mais humanas, plurais e abundantes em recursos e possibilidades.
Downloads
Referências
COLAPIETRO, V. Os locais da criatividade: sujeitos fissurados, práticas entrelaçadas. In: PINHEIRO, A.; SALLES, C. (Orgs.) Jornalismo expandido: práticas, sujeitos e relatos entrelaçados. São Paulo: Intermeios, 2016.
DOURADO, P. Da criação como experimentação contínua: práticas de roteiro no cinema brasileiro contemporâneo. Tese de doutorado. Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Semiótica. Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP. Orientadora: Cecília Almeida Salles. São Paulo, Brasil, 2021.
MORIN, E. O método 4: as ideias. Habitat, vida, costumes, organização. Porto Alegre: Sulinas, 1998.
MUSSO, P. A filosofia da rede. In: PARENTE, A. (Org.). Tramas da rede: novas dimensões filosóficas estéticas e políticas da comunicação. Porto Alegre: Sulina, 2004.
PEIRCE, C. S. Collected papers. Cambridge: Harvard Press, s.d. 8v.
SALLES, C. Redes da criação: construção da obra de arte. São Paulo: Annablume, 2006.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Patrícia Dourado, Cecilia Salles, Ana Bárbara dos Santos, Isabela Carolina Silva , Flávia Paiva, Karen Lemes, Samir Cheida
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.