Corpo, Desenho e Fotografia: Roberto Alencar e a criação da revista Murro em Ponta de Faca, nº 12

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p281-299

Palavras-chave:

Processos de Criação, Arquivos, Artes do corpo, Desenho, Fotografia

Resumo

O objetivo deste artigo é investigar os processos criativos de Roberto Alencar, com base nos estudos de seus documentos (cadernos, desenhos, vídeos, fotografias e escritos). Será aqui discutida, de modo mais aprofundado, a 12ª edição da revista “Murro em Ponta de Faca” (2016), importante publicação sobre dança no Brasil, criada pela Companhia Carne Agonizante, da qual Alencar fazia parte como intérprete. Ele foi responsável pela produção gráfica da revista, que se estruturou a partir de cinco espetáculos sobre a obra de Franz Kafka, encenados pela Companhia de 2002 a 2013. A elaboração dessa edição se dá nos embates entre corpo, desenhos, textos, fotografias, vídeos e ideias que definem as imagens escolhidas. Um processo que propõe questões relevantes sobre interações interdisciplinares no corpo no contemporâneo, que serão discutidas à luz das teorias de Cecília Salles sobre crítica de processos de criação, que tem como base a semiótica de C.S. Peirce e propõe diálogos com autores como Edgar Morin, Vincente Colapietro, Pierre Musso, Lucia Santaella, Helena Katz e Christine Greiner.

Downloads

Os dados de download ainda não estão disponíveis.

Biografia do Autor

  • Wagner Miranda Dias, Universidade do Algarve. Centro de Investigação em Artes e Comunicação

    Doutor e mestre em Comunicação e Semiótica, na linha de pesquisa Processos de Criação na Comunicação e na Cultura, formado pela PUC-SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Especialista em História das Artes - Teoria e Crítica e Graduado em Artes Visuais (Licenciatura) e em Teatro (Licenciatura), pela Faculdade Paulista de Artes. É ator formado na Casa das Artes de Laranjeiras / CAL, no Rio de Janeiro. É pesquisador do Grupo de Pesquisa em Processos de Criação da PUC-SP (CNPq). É diretor de teatro, ator, cenógrafo, figurinista, performer e artista visual. Atualmente integra o corpo docente (professor convidado) da Pós-graduação em Processos de Criação, do Centro de Investigação em Artes e Comunicação (CIAC), na Universidade do Algarve (UALg).

Referências

COMPANHIA CARNE AGONIZANTE. Revista Murro em ponta de Faca. Disponível em: < http://www.ciacarneagonizante.com.br/sis/pageflip >. Acesso em: 22 de jan. de 2023.

COLAPIETRO, V. M. Peirce e a abordagem do self: uma perspectiva semiótica sobre a subjetividade humana. Tradução de Newton Milanez. São Paulo: Editora Intermeios, 2014.

JOHNSON, S. De onde vêm as boas ideias. Tradução de Maria Luiza X. de A. Borges. Rio de Janeiro: Zahar, 2011.

KATZ, H.; GREINER, C. Corpo e processo de comunicação. Revista Fronteiras — Estudos Midiáticos, 2001, v. III, n. 2, dezembro de 2001, pp. 65-75. Disponível em: <http://www.helenakatz.pro.br/midia/helenakatz71314110790.pdf>. Acesso em: 02 jan. 2023.

MORIN, E. O método 4: habitat, vida, costumes, organização. Tradução de Juremir Machado da Silva, Porto Alegre: Sulina, 2008.

MUSSO, P. A filosofia da rede. In: PARENTE, A. (org.). Tramas da rede. Porto Alegre: Sulina, 2004

PEIRCE, C. S. Philosophical writings. New York: Dover Publication Inc., 1955.

SALLES, C. A. Gesto inacabado: processo de criação artística. São Paulo: FAPESP: Editora Annablume, 2004.

SALLES, C. A. Arquivos de criação: arte e curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.

SALLES, C. A. Processos de criação em grupo: diálogos. São Paulo: Estação das Letras e Cores, 2017.

SANTAELLA, L.; NÖTH, W. Imagem, cognição, semiótica, mídia. São Paulo: Ed. Iluminuras, 2014.

Downloads

Publicado

2023-08-01

Como Citar

Dias, W. M. (2023). Corpo, Desenho e Fotografia: Roberto Alencar e a criação da revista Murro em Ponta de Faca, nº 12. Manuscrítica: Revista De Crítica Genética, 49, 281-299. https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i49p281-299