Nós-em-obra, em-fluxo, em-incorporação.
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.2596-2477.i51p84-98Palavras-chave:
Artes Cênicas, Diários de montagem, Processo criativo, Crítica de processoResumo
O objetivo desse artigo é abordar processos de criação em artes cênicas a partir da análise de trechos do diário de montagem da peça Nós do Grupo Galpão (MG) e do diário de whatsApp da Prática Aisthesis (DF). Para tanto, proponho analisá-los e relacioná-los em uma perspectiva processual, dinâmica, móvel e que está para além do armazenamento de informações, mas inseridos na complexa relação e mobilidade entre obra e processo. A reflexão é, também, sobre a manutenção dos processos nas obras a partir da ideia de fluxos, gerúndios e corporalidades presentes nas trajetórias de criação. O diálogo teórico se fundamenta nas pesquisas de criação em rede alavancadas por Cecília Salles nas quais destaca as pluralidades de pontos de vista e o aspecto relacional nos processos de criação, assim como, nos estudos de Diana Taylor que questiona e fortalece as relações entre arquivo e repertório.
Downloads
Referências
BACHELARD, Gaston. A Poética do Espaço. São Paulo: Martins Fontes, 1993.
HERRMANN, Dudude. Colaboração NAVAS, Cássia; GARROCHO, Luiz Carlos; HILL, Marcos. Caderno de Anotações: a Poética do Movimento no Espaço de Fora. Belo Horizonte: Dudude, 2011.
MOREIRA, Eduardo. Perto: um Diário de Montagem. Texto inédito. 2016.
MORIN, Edgar& CASSÉ, Michel. Filhos do Céu-Entre Vazio, Luz e Matéria. Lisboa: Piaget Editora, 2003.
RENGEL, Lenira. Dicionário Laban. São Paulo: Annablume, 2005.
SALLES, Cecilia. Redes da Criação: Construção da Obra de Arte. São Paulo: Editora Horizonte, 2014
SALLES, Cecilia. Gesto Inacabado: Processo de Criação Artística. São Paulo: Intermeios, 2013.
SALLES, Cecilia. Arquivos de Criação: Arte e Curadoria. Vinhedo: Editora Horizonte, 2010.
TAYLOR, Diana. O Arquivo e o Repertório: Memória Cultural nas Américas. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2013.
VIANNA, Klauss. A Dança. São Paulo: Summus, 2005.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 Kenia Dias
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.