A visão de desenvolvimento e mudança social de Freire: experiências do passado, desafios do presente e perspectivas para o futuro
DOI:
https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v15i3p185-201Palavras-chave:
Desenvolvimento, Mudança social, Comunicação, Paulo Freire, Epistemologias do SulResumo
Este artigo propõe tomar o pensamento de Freire como um modelo ou mesmo paradigma de comunicação, desenvolvimento e mudança social. Para tanto, primeiro delineamos a dimensão ontológica de Freire, apresentando e discutindo seus cinco princípios subjacentes. Em seguida, percorremos seu legado, apresentando e discutindo como ele inspirou três importantes pensadores ibero-americanos, Augusto Boal, Juan Díaz Bordenave e Boaventura de Sousa Santos. Finalmente, aprofundamos nossa análise da visão de Freire sobre desenvolvimento e mudança social, destacando como ele navega entre uma visão normativa fundamentada em uma aspiração utópica de mudança e uma metodologia muito sistemática e rigorosa, sua pedagogia libertadora.
Downloads
Referências
Arnstein, S. R. (1969). A ladder of citizen participation. Journal of the American Institute of Planners, 35(4), 216-224. https://doi.org/10.1080/01944366908977225
Boal, A. (1979). The theatre of the oppressed. Pluto.
Bordenave, J. D. (1989). La sociedad participativa. Chasquí: Revista Latinoamericana de Comunicación, (32), 18-24.
Carpentier, N. (2011). Media and participation. A site of ideological-democratic dispute. Intellect.
Carpentier, N. (2012). The concept of participation. If they have access and interact, do they really participate? Fronteiras – Estudos Midiáticos, 14(2), 164-177. https://doi.org/10.4013/fem.2012.142.10
Freire, A. M. A. (2004). Prologue. In P. Feire, Pedagogy of indignation (pp. xxvii-xxxii). Paradigm.
Freire, P. (1973). Extension o comunicacion? La concientizacion en el medio rural. Siglo Veintinuno.
Freire, P. (1998). Pedagogy of freedom. Ethics, democracy, and civic courage. Roman and Littlefield.
Freire, P. (2004). Pedagogy of indignation [Pedagogia da indignação]. Paradigm.
Freire, P. (2009). Pedagogy of hope [Pedagogia da esperança]. Continuum. (Trabalho original publicado em 1992)
Freire, P. (2017). Pedagogia do oprimido (63a ed.). Paz e Terra. (Trabalho original publicado em 1968)
Galeano, E. (2012, 30 de agosto). Para que sirve la utopía? [Entrevista em vídeo]. YouTube. https://bit.ly/37tdFZr
Gumucio-Dagron, A., & Tufte, T. (Eds.). (2006). Communication for social change anthology: Historical and contemporary readings. Communication for Social Change Consortium.
Levy, H. (2020). Grammars of contestation and pluralism: Paulo Freire’s action in Brazil’s periphery and the rise of right-wing discourse on YouTube. International Communication Gazette, 82(5), 474-489. https://doi.org/10.1177/1748048520943696
Obregon, R., & Tufte, T. (2014). Rethinking entertainment-education for development and social change. In: K. Wilkins, T. Tufte & R. Obregon (Eds.), The handbook of development communication and social change (pp. 168-188). Wiley-Blackwell.
Orué Pozzo, A. (2014). Juan Díaz Bordenave, una comunicación para la vida. Revista Internacional de Comunicación y Desarrollo, 1(0), 51-57.
Paiva, R. (2020). Communities of affect: A Freirean utopia? International Communication Gazette, 82(5), 490-503. https://doi.org/10.1177/1748048520943697
Peruzzo, C. M. (2020). Paulo Freire’s role and influence on the praxis of popular communication in Brazil. International Communication Gazette, 82(5), 425-439. https://doi.org/10.1177/1748048520943693
Sousa Santos, B. (2014). Epistemologies of the South: Justice against epistemicide. Paradigm.
Sousa Santos, B. (2018). The end of the cognitive empire. Duke University Press.
Suzina, A. C. (2016). Digital resources in popular media practices in Brazil: Strategies to reduce asymmetries in the public debate. Observatorio (OBS*), (Número especial: Internet and Social Movements in the context of asymmetries), 11-34. https://doi.org/10.15847/obsOBS0020161081
Suzina, A. C. (2018). Popular media and political asymmetries in the Brazilian democracy in times of digital disruption [Tese de doutorado não publicada]. Universite Catholique de Louvain.
Suzina, A. C. (2020). Discursos dissonantes: Problematizando um modelo de comunicação libertadora através dos conceitos de coexistencia e justiça cognitiva. In N. Prata & S. C. Pessoa (Orgs.), Fluxos comunicacionais e crise da democracia (pp. 88-101). Intercom. https://bit.ly/3zQh94u
Tufte, T (2013). Homenagem a Juan Díaz Bordenave. ComSertões. Revista de Comunicação e Cultura no Semiárido, 1(1), 5-17. https://doi.org/10.36943/comsertoes.v1i1.682
Tufte, T. (2015). Comunicación para el cambio social. La participación y el empoderamiento como base para el desarrollo mundial. Icaria.
Tufte, T. (2017). Communication for social change: A citizen perspective. Polity.
Vrydagh, F., & Jiménez-Martínez, C. (2020). Talking to the right-wing: Pernicious polarization in Brazil and the philosophy of Paulo Freire. The International Communication Gazette, 82(5), 456-473. https://doi.org/10.1177/1748048520943695
Waisbord, S. (2020). Why Paulo Freire is a threat for right-wing populism: Lessons for communincation of hope. The International Communication Gazette, 82(5), 440-455. https://doi.org/10.1177/1748048520943694
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-ShareAlike 4.0 International License.
Autores que publicam nesta revista concordam com os seguintes termos:
- Autores mantêm os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Licença Creative Commons Attribution (CC BY-NC-SA 4.0) que permite o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista para fins não comerciais.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.