Campanhas de prevenção ao suicídio e recepção por jovens universitários

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p229-252

Palavras-chave:

Comunicação, Estudos de recepção, Suicídio, Campanhas de prevenção, Juventudes

Resumo

Ao tratar de comunicação e saúde, esta pesquisa visa analisar as campanhas de prevenção ao suicídio e a recepção dessa comunicação pelos jovens universitários. A metodologia qualitativa envolve as técnicas de análise documental de campanhas de 23 organizações e entrevistas semiestruturadas sucessivas com 12 jovens, caracterizando-se como um estudo de recepção da publicidade. Os resultados evidenciam que as campanhas têm pouca repercussão entre os jovens estudados, e que sua comunicação, frequentemente, aborda a promoção da saúde mental em vez da prevenção ao suicídio, reforçando o tabu sobre o tema e descumprindo, como apontado pelo público nas práticas de recepção, a esperada função de informar sobre os meios de ajuda e atendimento ao suicídio iminente.

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Biografia do Autor

  • Rômulo Oliveira Tondo, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Doutor em Comunicação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

  • Elisa Reinhardt Piedras, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

    Professora da Faculdade de Biblioteconomia e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação, da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Doutora em Comunicação Social. Coordena o grupo de pesquisa Comunicação e Práticas Culturais CNPq.

  • Pedro Vieira da Silva Magalhães, Universidade Federal de Rio Grande do Sul

    Professor do curso de Medicina e Programa de Pós- Graduação em Psiquiatria e Ciências do Comportamento da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. Bolsista de produtividade 1D do CNPq e líder do grupo de pesquisa Comportamento Suicida e Transtornos Mentais Graves do CNPq.

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Publicado

2024-08-30

Edição

Seção

Em Pauta/Agenda

Como Citar

Tondo, R. O., Piedras, E. R., & Magalhães, P. V. da S. (2024). Campanhas de prevenção ao suicídio e recepção por jovens universitários. MATRIZes, 18(2), 229-252. https://doi.org/10.11606/issn.1982-8160.v18i2p229-252