Batman Despertar: da Narrativa em Quadrinhos para o Spotify
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.2023.v11e204365Palavras-chave:
Batman, Narrativa, Mídia, História em QuadrinhosResumo
Apresenta uma análise a respeito da adaptação da história do personagem de Histórias em Quadrinhos Batman para o formato de áudio-série na plataforma Spotify, para se compreender como as novas tecnologias e relações hipermidiáticas entre os diversos meios são trabalhadas para atender ao consumo de narrativas em uma sociedade do cansaço e de desempenho, de forma clara e simples, mas ainda assim desafiadora em atiçar novas sensações de um símbolo presente na memória popular e reconhecido dentro da cultura Pop.
Downloads
Referências
BATMAN: DESPERTAR. [S.I] Warner Bros, Spotify Studios, Ultrassom., maio 2022. Roteiro de: David S. Goyer. Vozes de: Rocco Pitanga, Tainá Müller, Camila Pitanga, Augusto Madeira. Podcast. Disponível em: https://open.spotify.com/show/0IWe4EPNy9rBO1XFzmkl8H?si=665ab4e546b842e0. Acesso em: 13 jul. 2022.
BATMAN. Produção: William Dozier e Howie Horvitz. Estados Unidos: American Broadcasting Company, 1966-1968. ITV4, son., color.
THE BATMAN. Produção: Dylan Clark e Matt Reeves. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures; DC Comics, 2022. 172min, DVD, son., color.
BATMAN Begins. Produção: Emma Thomas e Charles Roven. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures; DC Comics, 2005. 140 min., DVD, son., color.
BATMAN e Robin. Produção de Peter MacGregor-Scoot e Beljamin Melniker. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures, 1997. 125 min, VHS, son., color.
BARBIERI, Daniele. As linguagens dos quadrinhos. São Paulo: Peirópolis, 2017.
BHABHA, Homi K. O local da cultura. Belo Horizonte: Editora UFMG, 1998.
BROOKER, Will. Batman unmasked: analyzing a cultural icon. Nova York: Bloomsburry, 2001.
BURKE, Liam. Batman. Reino Unido: Fan Phenomena, 2013.
THE DARK Knight. Produção de Christopher Nolan e Charles Roven. Charles Roven. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures; DC Comics 2008. 152 min,, DVD, son., color.
GABRIEL, Martha Carrer Cruz. Arte transmídia na era digital. Tese (Doutorado em Poéticas Visuais) – Escola de Comunicações e Artes, Universidade de São Paulo. São Paulo, 2012.
GOSCIOLA, Vicente. Roteiro para novas mídias: do Cinema às Mídias Interativas. São Paulo: Editora Senac, 2003.
HAN, Byung-Chul. Hiperculturalidade: cultura e globalização. Rio de Janeiro: Vozes, 2019.
HAN, Byung-Chul. Sociedade do cansaço. 2 ed, Rio de Janeiro: Vozes, 2017.
HARARI, Yuval Noah. 21 lições para o Século 21. São Paulo: Companhia das Letras, 2018.
LAUNIER, Jean-Jacques. Exposition L'Art de DC: L'aube des super-héros. 1. ed. França: LAUNIER Le Musée, 2017. v. 1.
LEÃO, Lucia. O labirinto da hipermídia: arquitetura e navegação no ciberespaço. São Paulo: Iluminuras, 2001.
LEÃO, Lucia Isaltina Clemente; ANAZ, Sílvio Antonio Luiz. O herói, o monstro, o louco e a fênix: um estudo das múltiplas faces do Coringa. In: ENCONTRO ANUAL DA COMPÓS, 29, Mato Grosso do Sul, 2020. Anais... Campo Grande: UFMS, 2020.
LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Editora 34, 2009
MAN of Steel. Produção: Christopher Nolan e Charles Roven. Estados Unidos: Warner Bros. Pictures; DC Comics, 2013. 165 min, DVD, son., color.
SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO; Rodrigo; FERRAZ, Rogerio. Cultura Pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015. Disponível em: < https://chuva-inc.github.io/compos-static-files/publicacoes/Cultura_pop_repositorio.pdf>. Acesso em 23 agosto 2021.
SOARES, Thiago. Percursos para estudos sobre música pop. In: SÁ, Simone Pereira de; CARREIRO; Rodrigo; FERRAZ, Rogerio. Cultura Pop. Salvador: EDUFBA; Brasília: Compós, 2015. p. 19-33. Disponível em: < https://chuva-inc.github.io/compos-static-files/publicacoes/Cultura_pop_repositorio.pdf>. Acesso em 23 agosto 2021.
WAINER, Alex M. Soul of the Dark Knight: Batman as mytic figure in comics and film. Jefferson, N.C.: McFarland &Company, 2014.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.