Fada da contracepção: o processo criativo de uma história em quadrinhos voltada para educação sexual
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e218400Palavras-chave:
Ensino de ciências, Sexualidade, Sífilis, Camisinha., Histórias em quadrinhos - EnsinoResumo
Traz reflexões sobre o processo criativo de uma história em quadrinhos sobre sexualidade, temática amplamente transpassada por fatores sociais e tabus em nossa atual sociedade. Foi feita a análise do processo criativo de um quadrinho produzido como material didático para a educação sexual, destinado a adolescentes estudantes dos anos finais do ensino fundamental e ensino médio. Os resultados apontam a potência do trabalho coletivo e a importância do diálogo e da abertura para mudanças no processo de criação, em particular quando o tema e público-alvo estão definidos previamente.
Downloads
Referências
ANTUNES, Tania; SANTANA, Izabella Mendes; FERNANDES, Hylio Laganá. “Falando de sexo sem vergonha”: dúvidas dos educandos e formação docente. Revista de la Facultad de Ciencia y Tecnología, Bogotá, Universidad Pedagógica Nacional, v. extra, p. 367-373, 2014.
BRASIL, Ministério da Saúde. Cuidando de adolescentes: orientações básicas para a saúde sexual e a saúde reprodutiva. Brasília: Ministério da Saúde, 2016.
DURAND, Gilbert. As estruturas antropológicas do imaginário. São Paulo: Martins Fontes, 2001.
FERNANDES, Hylio Laganá; JOJIMA, Cecília Leiko ; SANTIAGO, Jane Cristina Conzatti. Adolescência, sexualidade e formação docente: reflexão e não-diretividade para construção da autonomia. Laplage em revista , v. 2, p. 72-85, 2016.
GARBARINO, Mariana Inés. O tabu da educação sexual: gênese e perpetuação dos preconceitos na infância. Cadernos Pagu, no. 63, 2021.
LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Petrópolis: Vozes, 1997.
LUIZ, Lucio. Professores protagonistas: os quadrinhos em sala de aula na visão dos docentes. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2021.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: Makron Books, 1995.
OMS. Organização Mundial de Saúde. Redefinindo a saúde sexual para benefícios ao longo da vida. Genebra: OMS, 2022. Disponível em:
www.who.int/news/item/11-02-2022-redefining-sexual-health-for-benefits-throughout-life. Acesso em: 22 abr. 2023.
SALLES, Cecília Almeida. Gesto inacabado: processo de criação artística. 6. ed. São Paulo: Intermeios, 2013.
SALLES, Cecília Almeida. Redes da criação: construção da obra de arte. 2. ed. São Paulo: Editora Horizonte, 2006.
SAYÃO, Rosely. Os problemas da informação sexual e o papel da escola. AQUINO, Julio Groppa (coord.). Sexualidade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Summus, 1997.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.