Professor, antes, durante e depois da pandemia da COVID-19: uma análise das tiras da série Escola de Passarinhos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219541

Palavras-chave:

Pandemia, Tiras, Linguagem, Professor, Escola de Passarinhos (comic strip)

Resumo

Tem como objetivos demonstrar como a análise de tiras possibilita construir um panorama de um momento sócio-histórico a partir das tiras da série Escola de Passarinhos de outubro de 2019 até março de 2023 e compreender de que maneira a linguagem dos quadrinhos auxilia na compreensão da rotina do professor,. O corpus é composto pelas tiras publicadas na rede social Instagram, no perfil de João Marcos Ferreira Mendonça. O período escolhido possibilita demonstrar a representação textual do momento sócio-histórico vivenciado pela pandemia do vírus SARS-CoV-2, informalmente conhecido como coronavírus. Também mostra o que aconteceu com a escola, o professor e os alunos. Para o embasamento deste estudo, buscam-se fundamentos teóricos, subsídios e contribuições de Ramos (2007, 2010) e Eisner (2010), a fim de fazer uma análise que traga à tona e evidencie características dos quadrinhos, temáticas e seus conteúdos.

 

Downloads

Biografia do Autor

  • Jaqueline Príncipe, Universidade Estadual de Londrina

    Graduada pela Faculdade de Ciências Contábeis e Administrativas de Rolândia (2011) e Pedagogia (2015), pela Faculdade Modelo. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras. Especialização em Língua Portuguesa (2013) - Universidade Estadual de Londrina - UEL, Especialização em Educação Especial: Deficiência Intelectual, pelo Instituto São Francisco de Assis (2013) - ISFACES. Especialização - Curso de Ed. Básica, Infância e Ludicidade (2014), FAPI- Faculdade de Pinhais. Atualmente, professora - Secretaria Estadual de Educação do Paraná. Mestranda do Programa de Pós Graduação de Estudos da Linguagem da Universidade Estadual de Londrina/PR. O artigo é parte da dissertação e está vinculado ao Projeto de Pesquisa  Quadrinhos e Análise Linguística, As personagens entram em atuação nas novelas gráficas, coordenado pela Prof.ª Dª Maria Isabel Borges.

Referências

BORGES, Maria Isabel. Armandinho e o ano de 2020: COVID-19 e outros temas. Macabéa: revista eletrônica do NETLLI, v. 11, n. 1, jan./mar. 2022. DOI: 10.47295/mren.v11i1.172. Disponível em: http://revistas.urca.br/index.php/MacREN/article/view/172. Acesso em: 30 jul. 2024.

CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos. São Paulo: Ática, 2014.

EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 2010.

MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Escola de Passarinhos. Disponível em: https://instagram.com/escoladepassarinhos?igshid=YmMyMTA2M2Y=. Acesso em: 20 ago. 2023.

MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Escola de passarinhos. Publicado em: 18 mar. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/p/B94i7N-hjqQ/?igshid=YmMyMTA2M2Y=. Acesso em: 20 ago. 2023.

MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Escola de passarinhos. Publicado em: 17 jul. 2020. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CCvse7fh62Q/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 20 ago. 2023.

MENDONÇA, João Marcos Ferreira. Escola de passarinhos. Publicado em: 8 nov. 2021. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CWBmcuEJz60/?igshid=MzRlODBiNWFlZA==. Acesso em: 20 ago. 2023.

RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed., São Paulo, Contexto, 2010.

RAMOS, Paulo. Tiras no ensino. São Paulo: Editorial, 2007.

Downloads

Publicado

2024-09-08

Como Citar

Príncipe, J. (2024). Professor, antes, durante e depois da pandemia da COVID-19: uma análise das tiras da série Escola de Passarinhos. 9ª Arte (São Paulo), e219541. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219541