As origens do Superman na Era de Prata e na Era de Bronze: uma análise semiótica
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219547Palavras-chave:
História em quadrinhos, Era de prata, Era de bronze, Superman, SemióticaResumo
Propõe que sejam demonstradas e comparadas duas fases do precursor das histórias de superaventura, o Superman. Para tanto, foram retomados os contextos de produção da chamada Era de Prata e a Era de Bronze dos quadrinhos, que passaram por diferentes autores, responsáveis por tornar o herói tanto vendável quanto significativo à época. Detalhes editoriais, escolhas narrativas e alguns fatos que contribuíram no plano discursivo foram abordados, a exemplo do Comics Code Authority, uma tentativa de censura que fez com que tudo o que era conhecido no universo dos super-heróis fosse modificado. Para realizar esta análise, foi utilizado o método abdutivo desenvolvido por Charles Sanders Peirce (1839-1914), o qual, por meio da união entre semiótica e comunicação, permitiu que fosse abordada a forma como o Superman, inserido nas mudanças de era, deixava de significar-se, gerando um estado de dúvida, para posteriormente reassumir sua imagem e inserir-se como o próprio herói. Sob a terminologia do aspecto triádico do autor, nos ativemos à análise das cores do uniforme do herói na tentativa de elucidar ao leitor sobre o quanto a sua existência, quando reunidas, superam aquilo que é posto em dúvida nos saltos cronológicos dos roteiros do personagem. Dessa forma, firmamos saber quem é o Superman, independentemente da época, de sua silhueta e de sua personalidade.
Downloads
Referências
ANDREOTTI, Bruno; MARANGONI, Adriano; ZANOLINI, Maurício. Quadrinhos através da história: as eras dos super-heróis. São Paulo: Criativo, 2017.
BRESSAN, Adriano Braga. O defensor dos fracos e oprimidos: uma análise semiótico-cultural de Superman - entre a foice e o martelo. Dissertação (Mestrado em Letras) – Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul, UEMS, Campo Grande, 2021.
PEIRCE, Charles Sanders. Ilustrações da lógica da ciência. Aparecida: Ideias & Letras, 2008.
PEIRCE, Charles Sanders. Semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2017.
SANTAELLA, Lucia; NOTH, Winfried. Introdução à semiótica: passo a passo para compreender signos e significação. São Paulo: Paulus, 2017.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.