Tragédia na escola: quadrinhos, percepção e representação
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219554Palavras-chave:
História em quadrinhos, Linguagem, Percepção de mundo, Representação, PerformatividadeResumo
Pretende-se mostrar a percepção dos cartunistas Alisson Affonso, Genildo e Daniel Lafayette sobre duas tragédias ocorridas em 2023, em ambiente escolar, relacionando linguagem, representação e performatividade. Em 27 de março, a professora Beth foi morta por um adolescente (13 anos), em São Paulo. Em 5 de abril, um homem matou quatro crianças em uma creche, em Blumenau, Santa Catarina. A análise de seis textos em quadrinhos, publicados no Instagram, baseia-se na compreensão da linguagem quadrinística (Acevedo, 1990; Cagnin, 2014; Eisner, 2010; Ramos, 2010). Também são estabelecidas relações entre percepção de mundo, representação e performatividade (Austin, 1990; Borges, 2004; Marcondes Filho, 2006; Rajagopalan, 2003). Os quadrinistas compartilham a linguagem, mas não percebem e representam as duas tragédias igualmente. Realizam escolhas, assumem responsabilidades quando os textos se tornam públicos. Atuam como “porta-vozes” das vítimas (Alisson e Genildo), críticos da sociedade e do bolsonarismo (Lafayette, Genildo e Motta).
Downloads
Referências
ACEVEDO, Juan. Como fazer histórias em quadrinhos. São Paulo: Global Editora, 1990.
AUSTIN, John Langshaw. Quando dizer é fazer: palavras e ação. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
AFFONSO, Alisson. 27 de março. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqTjoVfPQw_/. Acesso em: 18 abr. 2023.
AFFONSO, Alisson. 5 de abril. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqqnV9sv5dk/. Acesso em: 18 abr. 2023.
BORGES, Maria Isabel. O jogo ético-político nos quadrinhos editados em “O Pasquim”. 2004. 179f. Dissertação (Mestrado em Linguística). Programa de Pós-Graduação em Linguística, Universidade Federal de Uberlândia, Uberlândia, 2004.
BORGES, Maria Isabel. Ilustrações editoriais: uma perspectiva sócio-histórica sobre a tragédia na Escola Estadual Raul Brasil. In: PELEGRINELLI, André; MOLINA, Ana Heloísa (Org.). Experiências visuais: ecos temporais e ecos espaciais. Londrina: Eduel, 2022, p. 57-79.
BORGES, Maria Isabel. Tragédia na escola em 2023: quadrinhos, representação, visão performativa de linguagem e percepção de mundo. In: SANTANA, Wilder Kleber Fernandes; SARAIVA, Luciano Mendes (Org.). Educação e práticas interdisciplinares: linguagens e diálogos. Vol. 3. São Carlos: Pedro & João Ediotres, 2023, p. 204-223. E-book. Disponível em: https://pedroejoaoeditores.com.br/produto/educacao-e-praticas-interdisciplinares-linguagens-e-dialogos-vol-3/. Acesso em: 30 nov. 2023.
BORGES, Caroline; PACHECO, John. Quatro crianças são mortas em ataque a creche em Blumenau; homem foi preso. G1 SC. Publicado em: 5 abr. 2023. Disponível em: https://g1.globo.com/sc/santa-catarina/noticia/2023/04/05/ataque-creche-blumenau.ghtml. Acesso em: 18 jul. 2023.
CAGNIN, Antonio Luiz. Os quadrinhos: um estudo abrangente da arte sequencial, linguagem e semiótica. São Paulo: Criativo, 2014.
DIREITA e esquerda: entenda o que cada um significa. Estado de Minas, 15 mar. 2019, Educação – Enem. Disponível em: https://www.em.com.br/app/noticia/especiais/educacao/enem/2019/03/15/noticia-especial-enem,1037686/direita-e-esquerda-entenda-seu-significado.shtml. Acesso em: 30 nov. 2023.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios e práticas do lendário cartunista. 4. ed. São Paulo: WMF Martins Fontes, 2010.
FRAINDENRAICH, Verônica. Violência nas escolas: discursos de ódio nas redes sociais estimulam ataques, diz pesquisadora. Canguru News. Publicado em: 27 mar. 2023. Disponível em: https://cangurunews.com.br/violencia-nas-escolas-discursos-de-odio-nas-redes-sociais-estimulam-ataques-diz-pesquisadora/. Acesso em: 18 jul. 2023.
GABRIELE, Beatriz; CARLUCCI, Manoela. Criminoso que atacou creche em Blumenau vira réu. CNN Brasil. Publicado em: 18 abr. 2023. Disponível em: https://www.cnnbrasil.com.br/nacional/criminoso-que-atacou-em-creche-de-blumenau-vira-reu/. Acesso em: 20 jul. 2023.
GEHM, Betina. Ataques em escolas: discursos de ódio e falta de atenção psicológicas agravam risco, avalia Instituto Sou da Paz. Humanista. Entrevista. Publicado em: 31 mar. 2023. Disponível em: https://www.ufrgs.br/humanista/2023/03/31/ataques-em-escolas-discursos-de-odio-e-falta-de-atencao-psicologica-agravam-risco-avalia-instituto-sou-da-paz/. Acesso em: 19 jul. 2023.
GENILDO. Dor. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqS9MN8LZTh/?img_index=1. Acesso em: 18 abr. 2023.
GENILDO. Essa charge… Disponível em: https://www.instagram.com/p/Cqq80aKLsDQ/. Acesso em: 18 abr. 2023.
INDURSKY, Alexei Conte. Psicanálise, fascismo e populismo: notas sobre a emergência do bolsonarimo no Brasil. Teoría y Crítica de la Psicología, v. 14, p. 150-162, 2020. Disponível em: https://teocripsi.com/ojs/index.php/TCP/article/view/312. Acesso em: 20 jul. 2023.
LAFAYETTE, Daniel. Pai e filho. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqToOe0Pybs/?igshid=MDJmNzVkMjY%3D. Acesso em: 18 abr. 2023.
LAFAYETTE, Daniel. O que eles querem. Disponível em: https://www.instagram.com/p/CqqSxL-u6kK/. Acesso em: 18 abr. 2023.
McCLOUD, Scott. Desvendando os quadrinhos. São Paulo: M. Books do Brasil Editora Ltda, 2005.
PEREIRA GONÇALVES, Leandro; CALDEIRA NETO, Odilon; FRANCO DE ANDRADE, Guilherme Ignácio. Neonazismo e transição democrática: a experiência brasileira. Anuário Instituto de Estudios Histórico-Sociales, v. 32, n. 2, p. 221-240, 2017. Disponível em: https://ojs2.fch.unicen.edu.ar/ojs-3.1.0/index.php/anuario-ies/article/view/195. Acesso em: 20 jul. 2023.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. São Paulo: Contexto, 2010.
RAJAGOPALAN, Kanavillil. Por uma linguística crítica: linguagem, identidade e questão ética. São Paulo: Parábola, 2003.
SILVA, Tomaz Tadeu da. A produção social da identidade e da diferença. In: SILVA, Tomaz Tadeu da (Org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos estudos culturais. 15. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2014. p. 73-102.
SOUZA FILHO, Danilo Marcondes de. A Teoria dos Atos de Fala como concepção pragmática de linguagem. Filosofia Unisinos, v. 7, n. 3, set./dez., p. 217-230, 2006. Disponível em: https://revistas.unisinos.br/index.php/filosofia/article/view/6101. Acesso em: 20 jul. 2023.
WEBER, Camila Eduarda; SOARES, Ana Amélia Serafim; STEIERNAGEL, Daiane Raquel. O movimento neonazista e a extrema direita no Brasil. Salão do Conhecimento, v. 7, n. 7, p. 1-8, 2021. Disponível em: https://publicacoeseventos.unijui.edu.br/index.php/salaoconhecimento/article/view/21079/19790. Acesso em: 20 jul. 2023.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2023 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.