Reflexões discursivas sobre a descrição verbal de quadrinhos prescrita pelo MEC
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219555Palavras-chave:
texto imagético, descritor, leitores deficientes visuais, PêcheuxResumo
Apresenta a pesquisa que visou a problematização discursiva da Nota Técnica nº 21, de 10 de abril de 2012, do Ministério da Educação, a respeito da prescrição para a descrição de histórias em quadrinhos para leitores deficientes visuais que se encontra nesse material oficial do Governo. Foram empregados alguns conceitos da análise de discurso materialista, em grande parte advindos dos estudos de Pêcheux, tais como: esquecimento da ordem da enunciação, ilusão referencial, polissemia, deslocamento semântico e antecipação. Com base nesses elementos discursivos, a pesquisa debate a interferência da produção semântica propiciada pelas formações discursivas do profissional descritor durante a sua prática de trabalho, procurando entender como esses sentidos atravessam o material final que será consumido por seu público-alvo.
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