Reflexões discursivas sobre a descrição verbal de quadrinhos prescrita pelo MEC

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219555

Palavras-chave:

texto imagético, descritor, leitores deficientes visuais, Pêcheux

Resumo

Apresenta a pesquisa que visou a problematização discursiva da Nota Técnica nº 21, de 10 de abril de 2012, do Ministério da Educação, a respeito da prescrição para a descrição de histórias em quadrinhos para leitores deficientes visuais que se encontra nesse material oficial do Governo. Foram empregados alguns conceitos da análise de discurso materialista, em grande parte advindos dos estudos de Pêcheux, tais como: esquecimento da ordem da enunciação, ilusão referencial, polissemia, deslocamento semântico e antecipação. Com base nesses elementos discursivos, a pesquisa debate a interferência da produção semântica propiciada pelas formações discursivas do profissional descritor durante a sua prática de trabalho, procurando entender como esses sentidos atravessam o material final que será consumido por seu público-alvo.

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Biografia do Autor

  • Rafael Schuabb, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutorando em Linguística (Análise de Discurso imagético) pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Professor / revisor / tradutor de Português, Japonês e Alemão. Chefe de Serviço de Preservação Audiovisual (UERJ). Cruciverbalista das revistas Coquetel (Ediouro). 

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Publicado

2024-08-02

Como Citar

Schuabb, R. (2024). Reflexões discursivas sobre a descrição verbal de quadrinhos prescrita pelo MEC. 9ª Arte (São Paulo), e219555. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2023.e219555