A montagem como princípio quadrinístico

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230305

Palavras-chave:

Artes Visuais, Artrologia, Cinema, Histórias em Quadrinhos, Montagem.

Resumo

Investiga os usos poéticos e discursivos do intervalo entre os quadros de uma história em quadrinhos. A partir disso, chega ao conceito de montagem. No entanto, por perceber que é sempre necessário ajustar uma teoria a seu objeto, entende necessário definir uma teoria de montagem própria as histórias em quadrinhos. Apresenta proposta de uma “montagem feita de montagens” cruzando elementos de teoria de quadrinhos com conceitos de montagem oriundos das artes visuais, cinema e literatura. O resultado é uma teoria inicial de montagem quadrinística, que busca conjugar as tensões entre o tabular e o linear próprias dessa mídia.

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Biografia do Autor

  • Caetano Galindo Borges, Universidade Federal de Minas Gerais

    é Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Artes da Escola de Belas Artes da Universidade Federal de Minas Gerais (EBA/UFMG) e bolsista FAPEMIG pela mesma instituição. Professor de artes visuais e histórias em quadrinhos. Mestre em Arte pelo Programa de Pós-Graduação em Artes Visuais da Escola de Belas Artes da Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAV EBA/UFRJ). Tem especialização em Ilustração e Design pelas Faculdades Pestalozzi e graduado Bacharel em Gravura pela Escola de Belas Artes/UFRJ. Trabalhou com ilustração, quadrinhos e game design.  Manteve durante três anos o site de game design Loodo, onde escrevia e desenvolvia jogos. Professor substituto da Escola de Belas Artes/UFRJ entre 2018 e 2020, e membro do projeto de extensão Semana Internacional de Quadrinhos ECO/UFRJ de 2016-2019. É membro da ASPAS (Associação de Pesquisadores em Arte Sequencial) desde 2018 e da extensão Ler o Mundo da Pro-Reitoria de Extensão da Universidade Federal Fluminense (PROEX/UFF).  Mantém desde 2013 o site de resenhas O Infame Dedo Indicador

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Publicado

2024-10-18

Como Citar

Borges, C. G. (2024). A montagem como princípio quadrinístico. 9ª Arte (São Paulo), e230305. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230305