A montagem como princípio quadrinístico
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230305Palavras-chave:
Artes Visuais, Artrologia, Cinema, Histórias em Quadrinhos, Montagem.Resumo
Investiga os usos poéticos e discursivos do intervalo entre os quadros de uma história em quadrinhos. A partir disso, chega ao conceito de montagem. No entanto, por perceber que é sempre necessário ajustar uma teoria a seu objeto, entende necessário definir uma teoria de montagem própria as histórias em quadrinhos. Apresenta proposta de uma “montagem feita de montagens” cruzando elementos de teoria de quadrinhos com conceitos de montagem oriundos das artes visuais, cinema e literatura. O resultado é uma teoria inicial de montagem quadrinística, que busca conjugar as tensões entre o tabular e o linear próprias dessa mídia.
Downloads
Referências
BENJAMIN, Walter. Passagens. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2009.
BENNETT, Tamryn. Comics poetry: beyond ‘Sequential Art’. Image & Narrative, [S. l.], v. 15, n. 2, p. 106–123, 2014. Disponível em: https://tinyurl.com/ya3jaahv. Acesso: 01 out. 2024.
BORGES, Caetano Galindo. Entre a linha e a superfície: como a narrativa das Hqs se constrói entre duas vias. In: BRAGA JUNIOR, Amaro Xavier.
NOGUEIRA, Natania Aparecida da Silva; BORGES, Caetano Galindo (Org.). Imagem, pesquisa e criatividade: quadrinhos como vetor de conhecimento. Leopoldina: ASPAS, 2022. Disponível em: https://tinyurl.com/y6nay779. Acesso em: 22 fev. 2024.
BRUNETTI, Ivan. A arte de quadrinizar: filosofia e prática. São Paulo: Martins Fontes, 2013.
CAMPOS, Augusto de; CAMPOS, Haroldo de; PIGNATARI, Décio. Teoria da poesia concreta: textos críticos e manifestos 1950-1960. Cotia: Ateliê Editorial, 2014.
CARRIÓN, Ulises. A Nova Arte de Fazer Livros. Belo Horizonte: C/Arte, 2011.
CIRNE, Moacy. Quadrinhos, sedução e paixão. Petrópolis: Editora Vozes, 2000.
EISENSTEIN, Sergei. A forma do filme. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Ed., 2002.
EISNER, Will. Quadrinhos e arte sequencial: princípios práticos do lendário cartunista. São Paulo: Editora WMF Martins Fontes, 1989.
FRANZ, Pedro. Lá e aqui, ao mesmo tempo: aproximações entre as histórias em quadrinhos e as artes visuais. Revista Ciclos, Florianópolis, v. 2, n. 3, p. 232-244, 2014.
FRANZ, Pedro. Incidente em Tunguska. Florianópolis: Peleja, 2015.
FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. La bande dessinée. Paris: Armand Colin, 2009.
FRESNAULT-DERUELLE, Pierre. Du linéaire au tabulaire. Communications, Paris: Seuil, n. 24, p. 7-23, 1976. Disponível em: https://tinyurl.com/5ab9n59z. Acesso em: 01 out. 2024.
GROESNTEEN, Thierry. Comics and narration. Mississippi: University of Mississippi Press, 2013.
GROESNTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2015.
OTA, André Luiz Massayuki. Cabeça de capivara. São Paulo: s.c.p., 2019.
PEETERS, Benoît. ir ela bande dessinée. Paris: Champs Arts, 2010.
RANCIÈRE, Jacques. O Espaço das palavras: de Mallarmé a Broodthaers. Belo Horizonte: Relicário, 2020.
REN, Marietta, Phallaina. Disponível em: https://mariettaren.com/portfolio/phallaina/. Acesso em: 01 out. 2024.
SISCAR, Marcos. Traduzir Mallarmé é o lance de dados – In: MALLARMÉ, Stéphane. Um lance de dados = Um coup de dés jamais n’abolira le hasard. 3. Ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2023.
TARKOVSKY, Andrei. Esculpir o tempo. 2. Ed. São Paulo: Martins Fontes, 1998.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.