Quadrinhos autobiográficos brasileiros evoluem entre as brechas do mercado editorial

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230403

Palavras-chave:

História em Quadrinhos, Quadrinhos Autobiográficos, Mercado Editorial, Autopublicação, Racismo Estrutural

Resumo

Discute os resultados observados a partir de pesquisa bibliográfica e documental envolvendo o cenário étnico-racial dos quadrinhos autorais brasileiros, com ênfase nos quadrinhos autobiográficos. Analisou editoras e eventos no Brasil, a fim de exemplificar as consequências do racismo estrutural no mercado editorial de quadrinhos do país. Os dados obtidos tendem a representar reflexos do processo de colonização do Brasil. Nesse contexto, algumas questões são passíveis de reflexão crítica. Primeiramente, as análises de dados do mercado editorial destacam a falta de diversidade étnica nas editoras nacionais de quadrinhos em comparação aos dados demográficos oficiais do Brasil. Além disso, esses dados sobre o mercado editorial indicam que a maior editora do país não estaria apoiando os artistas nacionais. Da mesma forma, também não estaria contribuindo para uma conexão com outros autores de países latino-americanos. Ainda se pode deduzir que os esforços editoriais priorizaram a publicação de quadrinhos estrangeiros que já são aclamados na indústria internacional de histórias em quadrinhos. Diante desse cenário, a autopublicação, o acesso a eventos de histórias em quadrinhos e as novas, porém pequenas, editoras brasileiras foram percebidas como alguns dos espaços estreitos responsáveis ​​pelo desenvolvimento dessa mídia na indústria nacional após a ditadura militar, período em que diminuiu bastante a publicação de quadrinhos autorais no Brasil.

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Biografia do Autor

  • Ana Carolina Oliveira, Universidade Federal do Rio de Janeiro

    Doutoranda em Imagem e Cultura pela Escola de Belas Artes na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Mestre em Mídias Criativas pela Escola de Comunicação da UFRJ. Graduada em Artes Visuais Gravura com dignidade acadêmica Summa Cum Laude pela Escola de Belas Artes também na UFRJ (2021). Contemplada com uma bolsa de estudos pelo Emerging Leaders in the Americas Program (ELAP) do EduCanada, para ser pesquisadora visitante do Ontario College of Art Design University (OCADU) em Toronto. Fez parte do grupo de pesquisa Arte Contemporânea na Cidade do Rio de Janeiro, da Escola de Belas Artes. Possui graduação em Gastronomia pelo Centro Universitário Hermínio da Silveira - IBMR (2013) e dupla titulação pelo módulo oferecido pela instituição parceira internacional Kendall College (Chicago - EUA).

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Publicado

2024-12-19

Como Citar

Oliveira, A. C. (2024). Quadrinhos autobiográficos brasileiros evoluem entre as brechas do mercado editorial. 9ª Arte (São Paulo), e230403. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230403