A análise do monstro e da identidade social na história em quadrinhos Cansei de ser monstro
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230532Palavras-chave:
Linguagem, Semiolinguística, Análise do Discurso, Multimodalidade, História em quadrinhosResumo
Tem como objetivo identificar na qualificação dos seres os conceitos de identidade e representação social, tendo início nos estudos voltados para a análise do discurso e apoiando-se em textos na área de Semiolinguística sobre identidade social, estereótipo e construção de imagem a partir da observação do texto visual, além de referências sobre multimodalidade e iconotexto - conceitos que abordam, respectivamente, a interação de duas ou mais semioses em uma encenação linguageira e o resultado que surge do diálogo entre palavras e ilustrações -, considerando diversos elementos característicos na narrativa da história em quadrinhos. A obra utilizada como corpus é Cansei de ser monstro (2021), escrita por Guilherme de Sousa e ilustrada por Thaís Leal, sobre um monstro que invade o quarto de um menino com objetivo de devorá-lo, mas que se torna amigo dele. A obra também constrói efeitos de sentido por meio de patemização, o “fazer sentir”, com piadas sobre o tema principal da história. Entre os autores que são aporte teórico estão Patrick Charaudeau, Ruth Amossy, Beatriz Feres, Jeffrey Jerome Cohen, Antonio Vicente Pietroforte, e Barbara Postema.
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Referências
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