As lacunas de um fruto estranho: quadrinhos e pertencimento em Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas, de Paulo Crumbim
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e230822Palavras-chave:
Paulo Crumbim (autor), História em quadrinhos – Brasil, Metalinguagem, Linguagem dos quadrinhos.Resumo
Busca analisar a obra Andei por entre as frestas e te trouxe flores, pedras e algumas miudezas, de Paulo Crumbim, sob a ótica da inespecificidade, isto é, o desenvolvimento de uma narrativa que explora caminhos incomuns para a linguagem. Amparando-se nos estudos do campo quadrinístico, sobretudo em autores como Barbara Postema, Thierry Groesteen, Wolfgang Iser e Paulo Ramos, construiu-se uma base das histórias em quadrinhos para reconhecer o que torna essa obra singularmente estranha em seu método de composição. O uso dos vazios do texto dentro dessa obra amplifica o modo como geralmente a comutação acontece com o leitor, tornando esta história em quadrinhos uma obra descentralizada, conceito explorado por Florencia Garramuño e que serviu para sintetizar a força motriz criada nesta narrativa, tão importante para os quadrinhos brasileiros contemporâneos.
Downloads
Referências
CRUMBIM, Paulo. Andei por entre as frestas e te trouxe flores pedras e algumas miudezas. São Paulo: Editora Mino, 2022.
ECO, Umberto. Tratado geral de semiótica. São Paulo: Perspectiva, 2009.
GARRAMUÑO, Florencia. Frutos estranhos: sobre a inespecificidade na estética contemporânea. Rio de Janeiro: Rocco, 2014.
GROENSTEEN, Thierry. O sistema dos quadrinhos. Nova Iguaçu: Marsupial Editora, 2015.
ISER, Wolfgang. A interação do texto com o leitor. In.: JAUSS, H. R. et all. A literatura e o leitor: textos de estética da recepção. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1979. p.83-132.
POSTEMA, Barbara. Estrutura narrativa dos quadrinhos: construindo sentido a partir de fragmentos. São Paulo: Peirópolis, 2018.
RAMOS, Paulo. A leitura dos quadrinhos. 2. ed. São Paulo: Contexto, 2020.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2024 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.