Histórias em quadrinhos, gêneros discursivos e competência em informação na construção de capital cultural

Autores

  • Robson Santos Costa Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro;Doutorando em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0003-3774-4807

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231061

Palavras-chave:

Capital cultural., Competência em informação, Gêneros discursivos., Histórias em quadrinhos

Resumo

A informação mostra-se na contemporaneidade como elemento essencial para a mobilidade social. Saber acessar, compreender e usar a informação é de suma importância para uma sociedade ter avanços. Desse modo, esse trabalho propõe, por meio de uma revisão de literatura, uma reflexão do papel das histórias em quadrinhos como um meio de transformação social, ao traçarmos uma relação entre os conceitos de gêneros discursivos (Bakhtin, 1997), competência em informação (Dudziak, 2003) e capital cultural (Bourdieu, 2015). Concluímos que, enquanto um gênero discursivo, e com políticas de competência em informação em bibliotecas ou demais espaços de práticas culturais, as histórias em quadrinhos podem construir capital cultural atuando na mobilidade social dos sujeitos.

Downloads

Biografia do Autor

  • Robson Santos Costa, Professor do Curso de Biblioteconomia e Gestão de Unidades de Informação da Universidade Federal do Rio de Janeiro;Doutorando em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro

    Professor Adjunto do curso de Biblioteconomia da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Graduado em Biblioteconomia, mestre e doutor em Memória Social pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (PPGMS/ UNIRIO).

Referências

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 2. ed. São Paulo: Martins Fontes, 1997.

BAKHTIN, Mikhail. Estética da criação verbal. 6. ed. São Paulo: Martins Fontes, 2011.

BAKHTIN, Mikhail. Marxismo e filosofia da linguagem: problemas fundamentais do método sociológico na ciência da linguagem. 9. ed. São Paulo: Hucitec : Annablume, 2002.

BLACKBURN, Heidi; WISE, Kate. Legends of the library ninjas: new frontiers in library instruction. Kansas Library Association College and University Libraries Section Proceedings, v. 3, n. 1, 2013. Disponível em: https://newprairiepress.org/cgi/viewcontent.cgi?article=1028&context=culsproceedings. Acesso em: 18 ago. 2024.

BOURDIEU, Pierre. Escritos de educação. 16. ed. Petrópolis, RJ: Vozes, 2015.

BRANDIST, Craig. Repensando o Círculo de Bakhtin. São Paulo: Contexto, 2012.

DE LUCCA, Djuli Machado; VITORINO, Elizete Vieira. Competência em informação e suas raízes teórico-epistemológicas da Ciência da Informação: em foco, a fenomenologia. Perspectivas em Ciência da Informação, Belo Horizonte, MG, v.25, n. 3, p. 22–48, 2020. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/pci/article/view/25503. Acesso em: 08 ago. 2024

DOYLE, Andrea; BRISOLA, Anna C. Dois dedos de prosa sobre competência crítica em informação. Perspectivas em Ciência da Informação, v. 27, p. 77-100, 2022.

DUDZIAK, Elisabeth Adriana. Information literacy: princípios, fiolosofia e prática. Ciência da Informação, Brasília, v. 32, n. 1, 2003.

FIORIN, José Luiz. Introdução ao pensamento de Bakhtin. São Paulo: Ática, 2008.

GASQUE, Kelley Cristine Gonçalves Dias. Competência em Informação: conceitos, características e desafios. Revista Atoz: novas práticas em informação e conhecimento. Curitiba, v. 2, n. 1, p. 5-9, jan./jun. 2013.

INSTITUTO Brasileiro de Geografia e estatística. Sistema de Informações e Indicadores Culturais. Disponível em: Sistema de Informações e Indicadores Culturais | IBGE. Acesso em: 24 out. 2024.

K-STATE Salina Library. Legends of the library ninjas. Issuu [homepage]. 2012. Disponível em: https://issuu.com/libraryninja/docs/legendsofthelibraryninjasthequestforknowledge. Acesso em: 24 out. 2024.

MATTELART, Armand. História da sociedade da informação. São Paulo: Loyola, 2002.

NOGUEIRA, Maria Alice. Capital cultural. In: CATANI, Afrânio Mendes et al. (Org.). Vocabulário Bourdieu. Belo Horizonte: Autêntica, 2017. p. 103-106

OLIVEIRA, Antonio Francisco Maia; BAZI, Rogério Eduardo Rodrigues. Sociedade da informação, transformação e inclusão social: a questão da produção de conteúdos. Revista Digital de Biblioteconomia e Ciência da Informação, Campinas, SP, v. 5, n. 2, p. 115-131, jan./jun. 2008.

RODRIGUES, Rosângela Hammes. Os gêneros do discurso na perspectiva dialógica da linguagem: a abordagem de Bakhtin. In: MEURER, José Luiz; BONINI, Adair; MOTTAROTH, Désirée (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 152-183.

SCICLUNA, Ryan. The use of graphic novels in information literacy instruction. 2014. Disponível em: https://www.researchgate.net/publication/269695900_The_Use_of_Graphic_Novels_in_Information_Literacy_Instruction. Acesso em 18 ago. 2024.

SRBEK, Wellington. Um mundo em quadrinhos. João Pessoa: Marca da Fantasia, 2005.

TODOROV, Tzvetan. As estruturas narrativas. 5. ed. São Paulo: Perspectiva, 2013.

VERGUEIRO, Waldomiro; PIGOZZI, Douglas. Histórias em quadrinhos como suporte pedagógico: o caso Watchmen. Comunicação e Educação, ano 18, n. 1, p. 35-42, jan./jun. 2013.

VERGUEIRO, Waldomiro; RAMOS, Paulo. (Org.). Quadrinhos na educação: da rejeição à prática. Sâo Paulo: Contexto, 2009.

Downloads

Publicado

2025-01-20

Como Citar

Costa, R. S. (2025). Histórias em quadrinhos, gêneros discursivos e competência em informação na construção de capital cultural. 9ª Arte (São Paulo), e231061. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231061