Histórias em quadrinhos, gêneros discursivos e competência em informação na construção de capital cultural
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231061Palavras-chave:
Capital cultural., Competência em informação, Gêneros discursivos., Histórias em quadrinhosResumo
A informação mostra-se na contemporaneidade como elemento essencial para a mobilidade social. Saber acessar, compreender e usar a informação é de suma importância para uma sociedade ter avanços. Desse modo, esse trabalho propõe, por meio de uma revisão de literatura, uma reflexão do papel das histórias em quadrinhos como um meio de transformação social, ao traçarmos uma relação entre os conceitos de gêneros discursivos (Bakhtin, 1997), competência em informação (Dudziak, 2003) e capital cultural (Bourdieu, 2015). Concluímos que, enquanto um gênero discursivo, e com políticas de competência em informação em bibliotecas ou demais espaços de práticas culturais, as histórias em quadrinhos podem construir capital cultural atuando na mobilidade social dos sujeitos.
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