A construção da história sob a perspectiva fotográfica: Acasos do Destino, de Paco Roca, e as fotografias de guerra, de Robert Capa e Antoni Campaña
DOI:
https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231076Palavras-chave:
Espanha - Guerra Civil, Fotografia, História em quadrinhos, Memória, Paco Roca (autor)Resumo
A construção do imaginário visual no século XIX, desde a invenção da fotografia, se dá diante de um impasse sobre a elaboração das memórias. Conforme existe uma dualidade fotográfica entre preservar ou construir o real, há um entremeio das histórias em quadrinhos que elaboram essa experiência temporal, memorialística e narrativa. Dessa forma, o objetivo deste estudo é entender como as imagens fotográficas na história em quadrinhos Acasos do Destino, de Paco Roca (2022), dialogam com as fotografias da Guerra Civil Espanhola de fotógrafos como Robert Capa e Antoni Campaña na construção de uma história social. Nesse viés, analisamos as fotos e a história em quadrinhos, na medida em que elas constroem narrativas a partir de memórias - e reconstroem a memória e a história a partir das suas imagens -, sob o contexto da guerra. Para isso, verificamos os estudos sobre a fotografia como criadora do real, com Rouillé (2009), seus registros formadores de uma memória visual da sociedade, com Lowy (2009) e Kossoy (2020); e sobre o caráter funcional do instrumento fotográfico no século XIX, com Fabris (1991). Assim, este estudo contribuirá com a importância das imagens mnemônicas para a construção de uma história e do sujeito-leitor nessas artes.
Downloads
Referências
ARTIST Robert Capa (1913 - 1954) American (b. Hungary). International Center of Photography [site] Disponível em: https://www.icp.org/browse/archive/constituents/robert-capa?all/all/all/all/00. Acesso em: 21 mar. 2025.
BARTHES, Roland. A câmera clara. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1984.
DUBOIS, Philippe. O ato fotográfico. 14. ed. Campinas: Papirus, 2015.
FABRIS, Annateresa (Org.). Fotografia: usos e funções no século XIX. São Paulo: Edusp, 1991.
FREUND, Gisèle. Photography and society. Boston: David A. Godine Publ., 1980.
JABLONKA, Ivan, Histoire et bande dessinée. La Vie des idées. Publicado em: 18 nov. 2014. ISSN: 2105-3030. Disponível em: https://laviedesidees.fr/Histoire-et-bande-dessinee. Acesso em: 17 mar. 2025.
KOSSOY, Boris. Fotografia & História. 5. ed. Cotia: Ateliê Editorial, 2020.
LESAGE, Sylvain. Écrire l'histoire en images: les historiens et la tentation de la bande dessinée. Le Mouvement social, Paris, Editions La Découvert, v. 269-270, p. 1-14, oct. 2019-mars 2020. Disponível em: https://hal.science/hal-02570785/. Acesso em: 17 mar. 2025.
LOWY, Michael. Revoluções. São Paulo: Boitempo, 2009.
NABIZADEH, Goldnar. Representation and memory in graphic novels. New York: Routledge, 2009.
REGIER, Drake. Antoni Campañà: fotógrafo de la complejidad de la Guerra Civil Española. RABINOVICH, Andrés et al. Palabras propias: la historia cultural del mundo hispanohablante a través de textos primarios. Watson: Kansas University Libraries, s.d. Disponível em: https://opentext.ku.edu/propiaspalabras/chapter/antoni-campana/. Acesso em: 21 mar. 2025.
RICŒUR, Paul. A memória, a história, o esquecimento. Campinas: Unicamp, 2023.
ROCA, Paco. Acasos do destino. São Paulo: Devir, 2022.
ROUILLÉ, André. A fotografia: entre documento e arte contemporânea. São Paulo: Senac, 2009.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2025 9ª Arte (São Paulo)

Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.