O Mistério da Falha de Amigara, de Junji Ito: nuances de uma narrativa ecogótica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231097

Palavras-chave:

Junji Ito (autor), Horror, Mangá, Ecogótico, História em quadrinhos, O mistério da Falha de Amigara (título)

Resumo

Explora a noção de ecogótico no mangá O mistério da Falha de Amigara, do autor japonês Junji Ito. Busca-se uma compreensão desse subgênero de ficção de horror, identificando sua relevância na cultura pop contemporânea e na obra de Ito, a partir da sua relação com ideias de Morton (2015) e Haraway (2023). Além disso, comparamos o mangá a duas obras não-ficionais do cineasta Werner Herzog, buscando evidenciar que a visão de mundo ecogótica não se limita a obras de ficção. Acredita-se que Ito e Herzog trabalhem com noções semelhantes em suas obras, principalmente no que diz respeito à indiferença do mundo natural em relação ao ser humano. Para esse último objetivo, buscamos auxílio em Mello et al (2018).

Downloads

Biografia do Autor

  • Luiz Felipe Salviano, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestrando em Comunicação pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ). Formado em Letras pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Bolsista da Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal do Ensino Superior (CAPES). Organizador do Simpósio Discente Territórios, Tecnologia Cultura – TETECUL no Programa de Pós-Graduação em Comunicação da UERJ (PPGCOM-UERJ). 

Referências

ARMAGEDDON. Direção de Michael Bay. Produção de Michael Bay, Jerry Bruckheimer e Gale Anne Hurd. EUA: Touchstone Pictures, 1998. 1 fita de vídeo (151 min), son., color.

BLACK MIRROR. Criado por Charlie Brooker. Produção de Barney Reisz. Reino Unido: Endemol UK, Channel 4 (2011–2014) e Netflix (2016–presente). Série de TV (episódios variados), son., color.

BLACKWOOD, Algernon. The Willows. In: The Listener and Other Stories. BLACKWOOD, Algernon.. London: Eveleigh Nash, 1907. p. 41–73.

ESPINELLY, Luiz Felipe Voss; PENTEADO, Marina Pereira. Mais monstruosos que os monstros: ansiedades tecnológicas e o futuro sombrio em Androides Sonham com Ovelhas Elétricas? Abusões, Rio de Janeiro, v. 12, n. 12, p.123-144, 2020. DOI: 10.12957/abusoes.2020.47817. Disponível em: https://www.e-publicacoes.uerj.br/abusoes/article/view/47817. Acesso em: 25 jan. 2025.

FIM DOS TEMPOS. Direção de M. Night Shyamalan. Produção de M. Night Shyamalan, Barry Mendel e Sam Mercer. EUA: 20th Century Fox, Spyglass Entertainment, 2008. 1 DVD (90 min), son., color.

FRANÇA, Júlio. O gótico e a presença fantasmagórica do passado. In: CONGRESSO INTERNACIONAL, 15, Rio de Janeiro. Anais eletrônicos. Rio de Janeiro, ABRALIC, 2016. Disponível em: https://abralic.org.br/anais/arquivos/2016_1491403232.pdf. Acesso em: 01 fev. 2024.

GARCIA, Yuri. Strange aeons in dark rooms: a mitologia de Lovecraft na cultura contemporânea e suas apropriações cinematográficas. 2019. Tese (Doutorado em Comunicação Social) - Programa de Pós-Graduação em comunicação da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2019. Disponível em: https://www.bdtd.uerj.br:8443/bitstream/1/8850/1/Tese_Yuri%20Garcia%20Piedade%20Kurylo.pdf. Acesso em: 01 nov. 2024.

HARAWAY, Donna. Ficar com o problema: fazer parentes no Chthuluceno. São Paulo: n-1 edições, 2023.

IMPACTO PROFUNDO. Direção de Mimi Leder. Produção de David Brown e Richard D. Zanuck. EUA: Paramount Pictures, 1998. 1 fita de vídeo (121 min), son., color.

O DIA DEPOIS DE AMANHÃ. Direção de Roland Emmerich. Produção de Roland Emmerich e Mark Gordon. EUA: 20th Century Fox, 2004. 1 DVD (124 min), son., color.

ITO, Junji. Vênus invisível: coleção de histórias curtas. São Paulo: Devir, 2022.

JOSHI, S.T. The evolution of the weird tale. Seattle: Hippocampus Press, 2004.

THE LAST OF US. Criado por Craig Mazin e Neil Druckmann. Produção de Greg Spence e Cecil O'Connor. EUA: Warner Bros. Television Studios e HBO, 2023. Série de TV (9 episódios), son., color.

MELLO, Jamer Guterres de; REIS FILHO, Lúcio; CÁNEPA, Laura Loguercio. Lições das Trevas: Herzog e Lovecraft em três documentários. In: Revista Famecos, Porto Alegre, v. 25, n. 2, p. 1-20, maio/ago. 2018. ID28490. DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2018.2.28490. Disponível em: https://revistaseletronicas.pucrs.br/revistafamecos/article/view/28490. Acesso em: 26 jan. 2025.

MORTON, Timothy. Hyperobjects: philosophy and ecology after the end of the world. Minneapolis: University of Minnesota Press, 2013.

MORTON, Timothy. “Introducing the Idea of ‘hyperobjects.’” High Country News. Publicado em: 19 jan. 2015. Disponível em: www.hcn.org/issues/47.1/introducing-the-idea-of-hyperobjects. Acesso em: 26 jan. 2025.

MORTON, Timothy. O pensamento ecológico. São Paulo: Quina Editora, 2023.

PUNTER, David; BYRON, Glennis. The gothic. United Kingdom: Blackwell Publishing Ltd, 2004.

RADCLIFFE, Ann. The Mysteries of Udolpho: A Romance; Interspersed with Some Pieces of Poetry. London: G. G. and J. Robinson, 1794. 4 v.

SHELLEY, Mary. Frankenstein; or, The Modern Prometheus. London: Lackington, Hughes, Harding, Mavor & Jones, 1818.

SMAILL, Belinda. Rethinking the human, rethinking the essay film: the ecocritical work of The Pearl Button. In: VASSILIEVA, Julia; WILLIAMS, Deane. Beyond the essay film: subjectivity, textuality, and technology. Amsterdam: Amsterdam University Press, 2015. p. 141-164.

SMITH, Andrew; HUGHES, William (ed.). Introduction: defining the ecoGothic. In: SMITH, Andrew; HUGHES, William. Ecogothic. Manchester: Manchester University Press. 2013.

TUBARÃO. Direção de Steven Spielberg. Produção de David Brown e Richard D. Zanuck. EUA: Universal Pictures, 1975. 1 fita de vídeo (124 min), son., color.

WEINSTOCK, Jeffrey Andrew. Hyperobjects and the end of the world: elemental antagonists of American Naturalism. In: KEETLEY, Dawn; SIVILS, Wynn (ed.). Ecogothic in nineteen-century American literature. New York: Routledge, 2018. p. 191-205.

Downloads

Publicado

2025-02-17

Como Citar

Salviano, L. F. (2025). O Mistério da Falha de Amigara, de Junji Ito: nuances de uma narrativa ecogótica. 9ª Arte (São Paulo), e231097. https://doi.org/10.11606/2316-9877.Dossie.2024.e231097