Atelier of Witch Hat: uma análise antropológica da obra de Kamome Shirahama

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e231111

Palavras-chave:

Mangá, Capacitismo, Educação, Kamome Shirahama, Atelier of Witch Hat (título), Kamone Shirahama (autor)

Resumo

Tem-se como objeto de estudo o mangá de fantasia Atelier of Witch Hat, da roteirista e designer japonesa Kamome Shirahama. Nele são analisados o universo acadêmico retratado na história e as suas relações com os personagens da trama, especialmente aqueles com deficiência. O objetivo central da pesquisa é compreender as ligações entre diferentes leituras antropológicas da educação e o processo de capacitismo estrutural estabelecido na sociedade fictícia do mangá, buscando entender como essas associações representam o contexto muitas vezes repressivo da educação.

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Biografia do Autor

  • Vicenzzo Arrighi da Silva Spedo, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Bacharel em Design Gráfico pelo Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP), ex-bolsista de iniciação científica na mesma instituição e pós-graduando em Foresight Estratégico e Design de Futuros na Escola Superior de Propaganda e Marketing (ESPM).

  • Tatiana Machado Boulhosa, Centro Universitário Belas Artes de São Paulo

    Doutora em Ciências da Religião pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), com especialização em Psicopedagogia Educacional pela Universidade Anhembi Morumbi (UAM) e em Acessibilidade, Diversidade e Inclusão (UNISE). Professora e coordenadora dos cursos de Licenciatura em Pedagogia e Licenciatura em História no Centro Universitário Belas Artes de São Paulo (FEBASP). 

Referências

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Publicado

2025-02-17

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Spedo, V. A. da S., & Boulhosa, T. M. (2025). Atelier of Witch Hat: uma análise antropológica da obra de Kamome Shirahama. 9ª Arte (São Paulo), 13, e231111. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e231111