Os quadrinhos em duas abordagens: elementar e holística

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e232941

Palavras-chave:

História em quadrinhos - Linguagem, História em quadrinhos - Abordagem elementar, História em quadrinhos - Abordagem holística, História em quadrinhos – Teoria

Resumo

Entendendo que as histórias em quadrinhos são criadas a partir de uma linguagem escrita e visual, o objetivo deste artigo é sistematizar duas possibilidades de se perceber uma página de quadrinhos a partir elementos básicos inseridos nessa prancha, de acordo com a literatura especializada. Uma, definida como elementar, adiciona os elementos mínimos até criar uma página, uma história, uma revista. Outra, ao contrário, definida como holística, percebe a página de quadrinhos como um todo e os elementos que se colocam dentro dessa prancha de desenhos é que faz a página ser compreendida pelo leitor. A abordagem deste estudo é qualitativa e a metodologia de pesquisa é histórico-bibliográfico por observar os fenômenos dos quadrinhos na história, principalmente recente dessa arte, a partir da revisão bibliográfica de obras, pesquisas, livros, artigos que trabalham, principalmente, sobre o tema linguagem ou semântica dos quadrinhos.

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Biografia do Autor

  • Lula Borges, World University Ecumenical

    Doutorando em Ciências da Educação (World University Ecumenical, 2022-). Mestre em Ensino da Arte pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN, 2020). Mestre em Ciências Educação (Universidade Gama Filho, 2013). Especialista em Cinema (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, 2017). Graduação em Educação Artística (Licenciatura) - Artes Plásticas (UFRN, 1999). Professor de Arte na rede de ensino público do estado do Rio Grande do Norte.

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Publicado

2025-03-13

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Borges, L. A. D. (2025). Os quadrinhos em duas abordagens: elementar e holística. 9ª Arte (São Paulo), 13, e232941. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e232941