A representação amazônica em três histórias em quadrinhos: uma abordagem social e ecológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e233548

Palavras-chave:

Amazônia, Artes, Discurso amazônico, História em quadrinhos

Resumo

Visa apresentar um pequeno histórico a respeito da importância dos quadrinhos paraenses, principalmente a relevância dos coletivos de quadrinistas que foram criados nos anos 1990 e a importância dos editais de produção de quadrinhos em Belém do Pará. Os quadrinhos deste período contribuíram com uma visão política do mundo e que transparece nas narrativas dos quadrinhos produzidos na cidade de Belém do Pará até os dias de hoje. Neste sentido, analisamos também três narrativas em quadrinhos que compreendem a temática da Amazônia e manifestam uma relação dialógica com as questões ambientais e a preservação de identidades culturais no Norte do Brasil. Este artigo tem como aportes teóricos os estudos de Angelim (2020), Costa (2021) e Loureiro (2022).

Downloads

Biografia do Autor

  • Francisco Pereira Smith Júnior, Universidade Federal do Pará

    Professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) desde 2005. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável do Trópico Úmido (PPGDSTU). Mestre em Letras pela UFPA. Especialista em História do Brasil pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC/MG). Especialista em Língua Portuguesa pela UFPA. Graduado em Letras - UFPA. Professor permanente do Programa de pós-graduação em Artes (PPGARTES) da Universidade Federal do Pará.

  • Amanda Modesto, Universidade Federal do Pará

    Doutoranda do Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGARTES/UFPA). Mestre em História, Crítica e Educação em Artes pelo PPGArtes/UFPA. Graduada em Licenciatura em Artes Visuais pela Faculdade de Artes Visuais (UFPA). Professora de Artes Visuais efetiva do município de Ananindeua - PA, desde 2018. Atua como ilustradora e quadrinhista, participando dos coletivos: MARPARÁ; Ilustra Pretice; Coletivo Açaí Pesado; Coletivo Kitnet. Representante da Federação de Arte Educadores do Brasil (FAEB – Pará) entre 2024 a 2025.

     

  • Keoma, Universidade Federal do Pará

    Keoma Calandrini é Mestrando do Programa de pós-graduação em Artes da Universidade Federal do Pará (PPGARTES/UFPA). Membro do GINGA - Grupo Interdisciplinar de Estudos de Narrativa Gráfica da Amazônia. Possui graduação em Licenciatura e Bacharelado em Artes Visuais pela Universidade Federal do Pará (2015 e 2016). Especialização em Design, Computação e Multimídia pela Faculdade Estácio de Sá (2020), Curso técnico em Design de Interiores pela Escola Técnica do Estado do Pará (2010). Também atua como ilustrador freelance.

Referências

ANGELIM, Juliana.de Kássia de Oliveira. A Nona Arte na Amazônia: um panorama do cenário de histórias em quadrinhos em Belém. In: JORNADAS INTERNACIONAIS DE HISTÓRIAS EM QUADRINHOS, 4as., São Paulo, 2017. Anais. São Paulo: Observatório de Histórias em Quadrinhos da Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo, 2017.15p. Disponível em: https://anais2ajornada.eca.usp.br/anais4asjornadas/q_h_cultura/juliana_angelim.pdf. Acesso em: 22 mar. 2025.

ANGELIM, Juliana de Kássia de Oliveira. A Nona Arte na Amazônia: um estudo sobre a representação da cultura amazônica nas histórias em quadrinhos belenenses (2004-2017). Dissertação (Mestrado em História Social da Amazônia) - Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, Universidade Federal do Pará, Belém, 2020.

BOTELHO, Franci (Org). Niara e o imaginário amazônico. Belém: Editora, 2021.

COSTA, Gil Vieira. Imagens da Amazônia na arte brasileira: do território a conquistar ao território a resistir. Revista Poiésis, v. 22, n. 38, p. 44-63, 2021. Disponível em: https://periodicos.uff.br/poiesis/article/view/45673. Acesso em: 6 ago. 2024.

GUARESCHI, Pedrinho A. et al. Comunicação e controle social. Rio de Janeiro: Vozes, 2001.

GARCIA, Maryanne. O que é Cli Fi. Disponível em: https://www.wecoletivoeditorial.com/post/o-que-%C3%A9-cli-fi. Publicado em: 22 mar. 2022. Acesso em: 30 set. 2024.

GOUVEIA, Saulo. O Catastrofismo Ecodistópico: perspectivas do Brasil e da América do Norte. Moara, Belém do Pará, Universidade Federal do Pará, edição 48, ago.-dez. 2017. Estudos Literários ISSN:0104-0944. Disponível em https://periodicos.ufpa.br/index.php/moara/article/viewFile/5732/4700. Acesso em: 15 out. 2024.

HEMEROTECA DIGITAL. Fundação Biblioteca Nacional. Disponível em: https://bndigital.bn.gov.br/hemeroteca-digital/. Acesso em: 20 mar. 2025.

LOPATO, Jão; CAJUN, Cleber. Contos da coruja. In: RODRIGUES, Ítalo (Org). Açaí Pesado: distopia neocabana. Belém: Coletivo Açaí Pesado, 2021. p. 51.

LOUREIRO, Violeta Refkalesfsky. Amazônia colônia do Brasil. Manaus: Editora Valer, 2022.

MASAKI, Woylle. Tailus: em busca da semente da vida. Ananindeua, PA: Ed. do Autor, 2021.

ONO, Ricardo Harada. Saburo. 2020. Tese (Doutorado em Arte) – Universidade Federal do Pará, Belém do Pará, 2020. Disponível em: https://livroaberto.ufpa.br/items/f0e4816c-84ac-49cd-9845-e4b73d9e3522. Acesso em: 22 mar. 2025.

PINTO, Renan Freitas. A viagem das ideias. Estudos Avançados, v. 19, p. 97-114, 2005. Disponível em: https://www.revistas.usp.br/eav/article/view/10049/11621. Acesso em: 05 mar. 2024.

RODRIGUES, Ítalo (Org). Açaí Pesado: distopia neocabana. Belém: Coletivo Açaí Pesado, 2021.

SOUZA, Vince; OLIVEIRA, Otoniel. Uma breve história dos quadrinhos paraenses. Belém: Secult- PA, 2019.

VHQ – Uma breve história do quadrinho paraense. Produção de: Bianca D´Aquino, Leriton Brito, Thamires Rafael e Vince Souza. Direção e roteiro de: Vince Souza. Belém do Pará: Instituto de Artes do Pará, 2015. Col., 51 min. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=34Thw6hzSII&t=92s. Acesso em: 20 mar. 2025.

Downloads

Publicado

2025-04-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Smith, F. P. S. J., Modesto , A., & Calandrini, K. (2025). A representação amazônica em três histórias em quadrinhos: uma abordagem social e ecológica. 9ª Arte (São Paulo), 13, e233548. https://doi.org/10.11606/2316-9877.2025.v13.e233548